sexta, 11 maio 2018 13:44

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas recebe Bandeira Azul pelo 5.º ano consecutivo

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas acaba de ser galardoada, pelo quinto ano consecutivo, com a Bandeira Azul.

Este símbolo de qualidade ambiental será hasteado na abertura da próxima época balnear, em julho. Desde 2014 que esta zona balnear – banhada pelo rio Alvôco, considerado também um dos mais límpidos da Europa – é distinguida com a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), constituindo um reconhecimento, por parte do júri nacional, do cumprimento de boas práticas e critérios no âmbito da qualidade da água balnear, da qualidade de informação, da realização de atividades de educação ambiental e códigos de conduta ambiental.

Refira-se que a praia fluvial de Alvoco das Várzeas integra a Rede de Praias das Aldeias do Xisto e a Rede das Aldeias de Montanha, e tem sido, ano após ano, distinguida pela sua evolução na qualidade e, inclusivamente, recomendada ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul.

Por sua vez, o Município de Oliveira do Hospital em parceria com as Juntas de Freguesia tem investido, nos últimos anos, na valorização das zonas balneares do concelho e dos recursos hídricos potenciando, dessa forma, a oferta do turismo de natureza.

É neste contexto que a praia fluvial de Alvoco das Várzeas tem vindo a ser dotada de um conjunto de infraestruturas de valorização inclusivamente de condições para ser usufruída por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida, o que lhe permitiu hastear também a Bandeira Praia Acessível.

Após a divulgação destes resultados, o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do Turismo, José Francisco Rolo refere que “Alvoco das Várzeas e a sua Praia Fluvial são duas referências turísticas em crescendo de afirmação, a praia vai no seu quinto ano de certificação de qualidade, e Alvoco ganha notoriedade com a integração na Rede de Aldeias de Montanha.

Este galardão incentiva toda a comunidade a preservar os valores patrimoniais e os recursos naturais da aldeia e do próprio rio, afirmando-se como um espaço de turismo familiar em ambiente de montanha: cuidado, autêntico e humanizado.”

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas é uma das três dezenas de praias fluviais galardoadas no país, e uma das 16 da região centro, em 2018, ano em que o tema proposto pelo Programa Bandeira Azul é “O Mar que Respiramos”, que visa dar realce ao papel das florestas marinhas na produção de oxigénio e absorção de dióxido de carbono.

A organização aponta que o caminho para trabalhar este tema passa pela educação ambiental, que no caso do Município de Oliveira do Hospital tem vindo já a ser tratado no âmbito da exposição interativa, “O Valor da Água”.