quinta, 03 maio 2018 14:16

Oliveira do Hospital: um município pioneiro na plataforma solidária REDE do Metropolitano de Lisboa e Create IT

Assumindo o seu compromisso, no âmbito da promoção de uma estratégia empresarial no domínio da responsabilidade social e da cidadania, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com a CREATE IT, lançou a plataforma REDE [Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver] que liga os que mais precisam com aqueles que, de forma voluntária, querem ajudar.

A REDE é, assim, um mercado solidário que pretende ligar, de forma digital, os doadores (toda a comunidade, sejam particulares ou entidades coletivas, públicas ou privadas) e as entidades beneficiárias (como autarquias, IPPSS's, ONG's, etc.) que registam na plataforma os bens e serviços necessários à população que auxiliam, permitindo o cruzamento da informação das necessidades sentidas, de bens e de serviços, com as potenciais doações.

A REDE pretende, por esta via, facilitar a satisfação das necessidades registadas pelas entidades beneficiárias que publicam e atualizam os respetivos anúncios, permitindo aos doadores conhecer quais os bens e serviços mais necessários e urgentes em cada momento e, de forma simples, contactar a entidade beneficiária e combinar a entrega do bem ou serviço que pretende doar.

Através da REDE é, igualmente, possível o reforço do tecido empresarial nas zonas mais necessitadas. Para esse efeito, pode existir na plataforma uma listagem de fornecedores com capacidade produtiva, gerida pelos concelhos, para que possam ser selecionados e contratados.

A plataforma surgiu no contexto do apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios, ocorridos em Portugal, em outubro de 2017, tendo como concelho pioneiro, Oliveira do Hospital

Pretende-se, agora, que mais concelhos entrem na REDE, registando as suas necessidades, tendo, para tal de efetuar o pedido de adesão via Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Acresce que o aumento de entidades beneficiárias e doadoras, mesmo fora do contexto inicial do projeto, proporciona uma nova ambição, esperando-se o seu crescimento para uma dimensão nacional, como uma ferramenta solidária útil e credível, quer nos cenários de pós-catástrofe, quer no quotidiano, sendo uma plataforma aberta à comunidade.

O desenvolvimento da plataforma tecnológica assenta nas mais recentes tecnologias, focando na usabilidade e na experiência do utilizador, quer para o utilizador final, quer na gestão dos conteúdos em backoffice, sendo de destacar o seu layout intuitivo e apelativo.

Acessível através de equipamentos desktop e mobile, este site permite encontrar de forma simples, rápida e eficiente os anúncios, não só através do sistema de pesquisa, mas, também, através da utilização de filtros de categorias bem estruturadas.

Neste âmbito, o Metropolitano de Lisboa e a Create IT apelam aos seus trabalhadores, familiares e amigos, mas, também, aos seus clientes, fornecedores e comunidade em geral, a juntarem-se a este projeto, apoiando os que mais precisam, no mais saudável espírito de economia circular. Em conjunto, vai ser possível alargar a REDE de beneficiários e de entidades doadoras, ajudando a Renascer e a Erguer, de forma Dedicada e Envolvida, em redesolidaria.pt.

SIGA no FACEBOOK