segunda, 23 abril 2018 09:25

Oliveira do Hospital comemora a Revolução dos Cravos

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o 44.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com uma sessão solene evocativa esta quarta-feira, a partir das 10H30 nos Paços do Município.

A cerimónia é antecedida por arruada, nas ruas da cidade, pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, e pelo hastear da bandeira com interpretação do Hino Nacional pela voz do Coral de Sant'Ana, com participação da Fanfarra e da Escolinha da corporação de bombeiros da cidade.

Nesse mesmo dia, em que pode ser vista a exposição da história infantil sobre a revolução, “O Tesouro” de Manuel António Pina, as Filarmónicas do concelho voltam a juntar-se para o IV Encontro Concelhio, durante a tarde, no Jardim Oliveira Mano a partir das 14H30, momento em que serão distribuídos os cravos de papel com mensagens de abril executados pelos utentes das IPSS concelhias.

No final da tarde, há um 'Convívio Desportivo da Liberdade' no complexo desportivo de Lagares da Beira.

Embora tendo como ponto alto das comemorações a sessão solene neste dia de feriado, o programa engloba diversas atividades que convidam à participação ativa de todos os oliveirenses, como exposições, concertos, apresentação de livros e encontros intergeracionais.

De destacar, na noite de 24 de abril, o concerto com a Escola de Música Linc e (d)O Fundo do Poço no Jardim Oliveira Mano.

Bem como o conjunto de exposições de abril patentes, até ao final do mês, em diversos espaços do concelho como a Casa da Cultura César Oliveira, Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, Bibliotecas Escolares.

Também os Paços do Município albergam a Exposição Coletiva de Artes Plásticas – inaugurada este domingo com casa cheia, e que ficará patente até 30 de maio – e a exposição fotográfica sobre os dias da revolução com imagens de Alfredo Cunha e legendas de Arlindo Gomes.

Do programa consta ainda a apresentação dos mais recentes livros do conhecido jornalista Fernando Correia, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, que proporcionou uma agradável tarde de sábado durante a qual o autor partilhou momentos da sua vida com todos os presentes; bem como a dinamização do projeto “Lar na Biblioteca”, pelas Bibliotecas Públicas Municipais nos dias 24 e 26 de abril em Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, que irá convidar os utentes seniores das IPSS concelhias a recordar “Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?”.