quarta, 18 abril 2018 10:51

Exposição sensibiliza para “O Valor da Água”

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe por estes dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Trata-se de uma iniciativa de educação ambiental e de sensibilização para a importância da preservação deste recurso natural indispensável à vida que está a ser visitada, por estes dias, pelos alunos do 1.º CEB e pré-escolar mas que se encontra aberta ao público em geral, de todas as faixas etárias.

As primeiras turmas visitantes foram recebidas pelo vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo; pela vereadora responsável pelos pelouros da Educação e da Cultura, Graça Silva; e pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, que sublinharam a importância desta iniciativa na sensibilização dos mais novos, e da população em geral, para conceitos como a indispensabilidade, a escassez e o grande valor da água.

Uma iniciativa ampla de educação ambiental e por essa razão, os responsáveis dirigem também o convite ao público em geral para que conheça mais de perto esta exposição, visitando-a em família.

Com um forte pendor informativo e interativo, a iniciativa engloba várias componentes que retratam uma viagem que acompanha a vida de uma gota de água.. Depois de iniciar uma descida da montanha pelo rio, os visitantes mergulham no fundo do mar onde assistem a um breve filme de sensibilização ambiental.

Segue-se a visita guiada pela exposição de painéis informativos que abordam temas diversos como o ciclo da água; dicas para a sua utilização responsável e a sua poupança; a poluição pelos vários agentes; ou ainda a sua distribuição potável na rede de abastecimento do concelho de Oliveira do Hospital; que são acompanhados por pequenas experiências que demonstram a 'magia' da água explorando a suas propriedades.

De referir ainda que a exposição apresenta ao público uma pequena floresta marinha que demonstra a importância dos oceanos na regulação climática, produção de oxigénio e absorção de dióxido carbono.

Por fim, os grupos visitantes assistem a uma dramatização intitulada “O dia em que a floresta ardeu”, baseada no livro de José Fanha (“O dia em que a mata ardeu”) que pretende transmitir uma mensagem ambiental, incutindo nos mais novos que todos somos responsáveis pela floresta e a sua preservação e em simultâneo, uma mensagem de esperança e de alegria por vivermos e partilharmos a floresta.

Bons motivos que convidam a uma visita, em família, pela exposição “O Valor da Água”, patente até dia 4 de maio, existindo a possibilidade de agendar uma visita guiada, mediante marcação junto da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital (presencialmente ou através do telefone 238 692 376).