domingo, 15 abril 2018 12:14

Oliveira do Hospital é o 7º Município mais transparente do país e o primeiro no distrito de Coimbra

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente do país e o primeiro classificado ao nível do distrito de Coimbra, no Índice de Transparência Municipal (ITM) 2017, que acaba de ser divulgado pela “Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC)” – a entidade que, em Portugal, avalia o grau de transparência dos 308 municípios do país.

Na Região Centro do país e também no território composto pelos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, Oliveira do Hospital posicionou-se como o município melhor classificado, ao subir 14 lugares comparativamente ao “ranking” de 2016.

Neste estudo da TIAC, mais exigente que o de anos anteriores, conforme revelou o presidente da Transparência e Integridade, João Paulo Batalha, a média alcançada pelos municípios portugueses cifrou-se em 51 pontos numa escala de zero a 100 e os dez municípios com melhores classificações – onde se inclui Oliveira do Hospital – obtiveram pontuações acima dos 82 pontos. A TIAC, representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional, é uma ONG sem fins lucrativos que tem como missão combater a corrupção.

Anualmente, e pelo quinto ano consecutivo, elabora o Índice de Transparência Municipal, com base numa análise à informação disponibilizada pelas câmaras municipais aos munícipes nos seus web sites, com "várias dimensões cruciais para a vida do município, desde a organização do município, até à transparência económico-financeira, à prestação de contas, aos contratos celebrados pela autarquia", num total de 76 indicadores”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, congratula-se com o resultado deste estudo, numa avaliação feita a 308 municípios por uma entidade independente, que coloca Oliveira do Hospital nos dez municípios mais transparentes do país.

“É o reconhecimento da gestão de transparência e rigor que o este executivo vem imprimindo à governação autárquica”. Frisando que o Município de Oliveira do Hospital surge por exemplo muito melhor classificado neste ranking do que todas as capitais de distrito da Região Centro, o autarca também frisa que enquanto presidente do executivo camarário tudo fará para que Oliveira do Hospital se posicione sempre como um dos municípios mais transparentes do país, porque é obrigação do poder autárquico disponibilizar aos cidadãos o máximo de informação sobre os atos da governação.

Para aceder ao ITM 2017 clique em https://tinyurl.com/ycss7oxw