terça, 16 janeiro 2018 11:19

Concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017: vencedores

Árvores premiadas (da esq para a direita): ATL Cáritas Diocesana de Coimbra (1.º lugar); Obra D. Josefina da Fonseca (2.º lugar); Universidade Sénior de Oliveira do Hospital (3.º lugar) Árvores premiadas (da esq para a direita): ATL Cáritas Diocesana de Coimbra (1.º lugar); Obra D. Josefina da Fonseca (2.º lugar); Universidade Sénior de Oliveira do Hospital (3.º lugar)

Já são conhecidas as árvores vencedoras do concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2017”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Dinamizado pelo quarto ano consecutivo, o concurso constitui um contributo para a defesa do ambiente pretendendo fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte dos participantes e, em simultâneo, incentivar a correspondente criatividade e expressão artística; e contou com 14 participações nesta edição.

Depois da análise do júri que avaliou as árvores natalícias decoradas com recurso à reciclagem e reutilização de objetos do dia a dia, foram apurados os vencedores: ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra (1.º lugar); Obra D. Josefina da Fonseca (2.º lugar); e Universidade Sénior de Oliveira do Hospital (3.º lugar) que, de acordo com o regulamento, recebem prémios coletivos no valor de 300, 200 e 100 euros respetivamente, em voucher a gastar no comércio local representando assim um reinvestimento no comércio tradicional do concelho.

Os prémios serão entregues dia 19 de janeiro, pelas 17H30, na EPTOLIVA, aquando da sessão de apresentação do livro “O Amor na Educação”.

As árvores de Natal participantes permaneceram em exposição no Largo Ribeiro do Amaral durante a quadra festiva onde puderam ser apreciadas por todos os cidadãos.

De referir que nesta quarta edição, a Câmara Municipal decidiu estender o concurso aos alunos do concelho de todos os níveis de ensino através da inscrição da turma; às Instituições Particulares de Solidariedade Social, através dos seus utentes; e às coletividades e associações.

Também os prémios foram reforçados adotando a forma de vouchers que os vencedores podem gastar no comércio local e dessa forma, o valor monetário é reinvestido no comércio tradicional concelhio.

Com esta iniciativa o Município teve como objetivo celebrar a época natalícia envolvendo a comunidade escolar, a população em geral e os visitantes que nos procuram, associando-se o Natal a um período festivo mas também de reflexão, neste caso sobre os valores do respeito pelo meio ambiente, da defesa da biodiversidade, da valorização dos recursos naturais, que têm associados comportamentos de preservação ambiental, promoção da ecologia enquanto atitude individual e coletiva perante a nossa comunidade.

Este concurso, que se insere no plano de atividades do programa Bandeira Azul da Europa, tem como objetivos a proteção do meio ambiente através da política dos três R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar aliada ao espírito e tradição natalícios, incentivando a participação da comunidade numa ação que promova a criatividade e a expressão artística dos cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital.