terça, 01 agosto 2017 14:17

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital presidir à cerimónia nacional de apresentação das novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na cerimónia nacional de apresentação das novas equipas de sapadores florestais.

Esta cerimónia, onde também serão entregues 20 viaturas de primeira intervenção para combate a incêndios florestais e diversos equipamentos, vai decorrer no território daquela que foi a primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF) a ser criada no país, a ZIF do Alva e Alvoco, constituída, em 2006, pela Caule – Associação Florestal da Beira Serra, com sede em Oliveira do Hospital.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, manifesta-se reconhecido ao primeiro-ministro e ao ministro da Agricultura de Portugal, por terem escolhido um território onde a política de ordenamento e a prevenção de incêndios florestais têm sido uma prioridade dos vários agentes locais, com destaque para as Organizações de Produtores Florestais.

O autarca sublinha também que, neste território, tem havido uma importante concertação de esforços e convergência de objetivos por forma a garantir a sustentabilidade da floresta, enquanto principal pilar da prevenção.

Celebrar uma década da primeira ZIF do país, é reconhecer um trabalho pioneiro na defesa da floresta”, refere também José Carlos Alexandrino.