quinta, 15 março 2012 09:22

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 21ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade vai realizar-se, dias 17 e 18, no recinto da feira de Oliveira do Hospital, numa organização da Câmara Municipal local. O certame irá contar com 200 expositores, estando a inauguração oficial marcada para as 11h00. Pelas 15h30, a feira será visitada pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, que comparecerá ainda no Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, onde fará a sua intervenção.

O primeiro momento da festa, no entanto, irá ocorrer na véspera da inauguração do certame, com uma Noite de Fados da Beira Serra, a cargo do grupo Senhora da Beira, que terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira.

O produto em destaque nestes dois dias de feira será, naturalmente, o Queijo Serra da Estrela, naquele que será o primeiro evento feito no concelho desde que este produto regional foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”.

As queijarias produtoras, tal como tem acontecido desde há alguns anos, serão instaladas em stands individualizados, com a devida referência ao seu estatuto de produtor DOP. Recorde-se que das 19 queijarias que atualmente estão a certificar Queijo Serra da Estrela em toda a região demarcada, quatro estão sediadas no concelho anfitrião do certame, Oliveira do Hospital.

Nos dois dias do evento são esperadas dezenas de milhar de visitantes. Só nos 40 autocarros previstos para visitar o certame são aguardadas cerca de duas mil pessoas de todo o país. Ao todo, 30 freguesias estarão presentes na Festa do Queijo Serra da Estrela, provenientes de distritos de norte a sul do país, estando confirmadas deslocações desde Beja (Vila Nova da Baronia, Alvito) a Bragança (Algoso, Vimioso).

No decorrer da feira, a Confraria do Queijo Serra da Estrela irá realizar o seu 23.º capítulo, que contará com a presença de representantes de dezenas de confrarias de todos o país e de Espanha. O ponto alto será a entronização de 11 novos Confrades de Mérito, que terão a companhia de nove novos Confrades Efetivos. Entre os novos Confrades de Mérito encontram-se o campeão olímpico Carlos Lopes, o chefe de cozinha Hélio Loureiro, a ADIBER e os Municípios que se associaram à confraria na candidatura ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Na programação está também incluído o lançamento do livro “Com os pastores também se aprende”, da autoria de António Vaz Patto.

Pela primeira vez, a Festa terá um queijo convidado, tendo a escolha recaído sobre o Queijo São Jorge, que estará presente com um espaço de promoção e degustação.

Na vertente desportiva, onde estarão envolvidas cerca de 500 pessoas, e pelo segundo ano consecutivo, as “Rotas da Pastorícia” fazem parte da programação do certame, acolhendo um conjunto de percursos que serão feitos em cavalo, bicicleta de passeio e bicicleta todo-o-terreno.

Ao entardecer do primeiro dia da feira decorrerá ainda um festival equestre noturno que promete oferecer um espetáculo inédito na região.