quarta, 07 março 2012 15:11

Casa da Cultura César Oliveira – Programação Cultural

A música e o cinema infantil voltarão a ser as principais propostas da Casa da Cultura César Oliveira no próximo fim de semana, com um conjunto de eventos que dão continuidade às novas apostas culturais do Município de Oliveira do Hospital.

Na sexta-feira, 9 de março, sobe ao palco Norberto Lobo, o nome mais significativo dos novos músicos que, nos últimos anos, têm reinventado a forma de tocar a guitarra portuguesa.

No sábado, 10 de março, em mais uma sessão das “Bandas em Concerto” haverá oportunidade para ouvir a Banda do Cercal.

No domingo, 11 de março, os mais novos terão oportunidade de ver “Os Smurfs”, um dos sucessos do cinema infantil de 2011.

Norberto Lobo é o nome cimeiro de entre os músicos que, nos últimos anos, reformularam a abordagem à guitarra portuguesa, o mais português dos instrumentos. A carreira discográfica do autor começou em 2007 com “Mudar de Bina”, um trabalho que evocava o nome da obra-prima “Mudar de Vida”, do mestre Carlos Paredes, incluindo mesmo uma versão desse tema que é uma enorme emoção em formato canção. Depois disso editou “Pata Lenta”, em 2009, e “Fala Mansa”, em 2011. Ambos obtiveram excelente receção da crítica e do público, mas o último colheu unanimidade – foi o melhor disco português do ano para a revista especializada Blitz, o segundo melhor registo nacional para o diário Público, e integrou a lista de álbuns portugueses do semanário Expresso.

Norberto Lobo vem a Oliveira do Hospital, para um concerto único que certamente terá por base o aclamado “Fala Mansa”. Espera-se um espetáculo intimista e que não deixará ninguém indiferente, já que a música instrumental de Norberto Lobo é do mundo mas carrega em si um forte traço de portugalidade, tal como Carlos Paredes nos habituou. Com certeza absoluta, este será um concerto a não perder.

A Banda do Cercal, do concelho de Soure, foi a escolhida para o segundo concerto em Oliveira do Hospital no âmbito do programa Bandas em Concerto, promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, em parceria com os municípios aderentes.

Do reportório para este concerto farão parte peças de autores como James Swearingen, Steven Reineke, Afonso Alves ou Luís Cardoso. Fundada a 25 de dezembro de 1903, a banda tem mantido atividade ininterrupta desde essa data. Tem em funcionamento a Escola de Música, com cerca de 25 elementos com a média de idades de 10 anos, onde são lecionados todos os instrumentos pertencentes à banda.

Os Smurfs, pequenos personagens azuis recuperados para o imaginário do século XXI (a criação original é de 1958) são os protagonistas de um dos filmes de animação que mais sucesso fez em 2011. Com uma história que transporta os pequenos seres para Nova Iorque e os faz interagir com os seres humanos, o filme será entretenimento seguro para os mais pequenos e respetivas famílias, que terão oportunidade de assistir a cinema de animação de qualidade.

MÚSICA

Norberto Lobo