sábado, 31 dezembro 2011 16:48

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial da Paz com construção de uma Estrela Guia

workshopA Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e a Ludoteca assinalaram o Dia Mundial da Paz, que se comemora a 1 de janeiro, com um workshop que permitiu aos participantes a construção de uma estrela guia que poderão acender nesse dia e onde apenas foram utilizados materiais reciclados. A atividade decorreu nos dias 28 e 29 de dezembro e contou com a participação de cerca de 20 crianças, a frequentar o ensino pré escolar e o primeiro ciclo.

A responsável pela atividade, Ana Isabel Martins, esclareceu que, dentro do espírito de comemoração natalícia, o objetivo foi assinalar o Dia Mundial da Paz – “a questão não é apenas construir uma vela para acender simbolicamente a 1 de janeiro; é refletir um pouco sobre a paz. Assim, esta atividade pressupôs também uma conversa com as crianças, onde foram abordados temas como a paz e a vida em tolerância”, explicou a educadora de infância.

Considerando que “os mais novos têm já perfeita noção da distinção entre paz e guerra – os nossos televisores expõem-nos a uma violência extrema”, a técnica refere que a paz que deseja transmitir às crianças é a paz “do dia a dia, das relações com a família, amigos, colegas e professores. No dia a dia encontramos inúmeras situações de guerra e há que ensinar os mais novos a recusá-las”, rematou.

A tolerância, o diálogo, o entendimento e uma postura calma são atitudes que Ana Isabel Martins aconselha para um dia a dia com mais paz, simbolizado, no dia 1 de janeiro, pelas velas acesas das cerca de 20 crianças que participaram na atividade.