JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 91
quinta, 24 novembro 2011 11:57

Plantar Portugal

O Município de Oliveira do Hospital aderiu pelo segundo ano consecutivo à Semana da Reflorestação Nacional, que decorrerá em todo o território nacional, pelo que agendou para o dia 3 de Dezembro (Sábado) a iniciativa de “Plantar Portugal em Oliveira do Hospital”, com a plantação de 3.500 Carvalhos, Medronheiros e Castanheiros, num terreno situado no Baldio da Freguesia de Penalva de Alva, designado por “Rodas”, situado junto ao caminho de cumeada, vulgarmente designado por "4 caminhos" acima da povoação da Moita. Refira-se que esta área a reflorestar foi destruída por um incêndio, em 21 Agosto de 2010, no qual arderam cerca de 8 hectares de floresta.
O encontro dos voluntários está previsto para as 09:00, junto à Ponte de Penalva de Alva, no centro da aldeia, após o qual seguiremos para o local a reflorestar (em anexo encontra-se o cartaz do evento).

Para se juntar a esta iniciativa basta contactar o Gabinete de Apoio à Vereação, Pelouro do Ambiente, através do contacto telefónico 238 605 257 ou endereços electrónicos Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou, em alternativa, aceder ao portal Plantar Portugal, em www.plantarportugal.org.pt e proceder aos seguintes passos: clicar em “Aderir ao Movimento”; depois de efectuado o registo, aceder ao menu “Equipas – Região Centro – Coimbra – Oliveira do Hospital” e, uma vez na página Oliveira do Hospital, clicar em “Aderir à Equipa”, que se encontra abaixo do mapa, do lado direito.
Esta iniciativa é parte integrante de um plano de sensibilização e formação previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Oliveira do Hospital que prevê a sensibilização e educação da população em geral, contando desde já com a participação de todos vós, num apelo ao espírito de voluntariado e cidadania activa, com o intuito de plantar consciências e motivar à protecção da natureza.
Refira-se que esta acção enquadra-se nas comemorações do Ano Internacional das Florestas e nesse sentido o Município de Oliveira do Hospital, e também dentro do espírito de parceria da Agenda 21 Local para Oliveira do Hospital, promoveu um conjunto de iniciativas como a 2ª ação de Reflorestação do Perímetro Florestal N. Sra. Das Necessidades, em Vale de Maceira / Gramaça, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional, Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e Agrupamentos de Escolas do Concelho; a iniciativa de carácter cívico Limpar Portugal, em parceria com as Juntas de Freguesia aderentes; a acção ambiental Limpar os Rios Alva e Alvoco, em parceria com as respectivas juntas de freguesia ou a Mostra de Produtos Biológicos Da Nossa Terra.
As mais recentes acções desenvolvidas com recurso a iniciativas de voluntariado ambiental no concelho de Oliveira do Hospital, permitiram já a reflorestação de cerca de 9 hectares de área ardida.
Por tudo isto, no próximo dia 3 de Dezembro (Sábado) vamos todos Plantar Portugal em Oliveira do Hospital! Contamos Consigo!
O Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital