A terceira noite da ExpOH foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de reconhecimento público ao trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares privados do concelho, aos seus utentes – crianças, jovens, idosos e cidadãos portadores de deficiência – aos colaboradores e famílias.
Numa organização da Rede Social de Oliveira do Hospital e do Município de Oliveira do Hospital, o espetáculo de 24 de julho teve início com uma das atrações da noite, a estreia do “Coro dos Avós e Netos de Oliveira do Hospital”, constituído por mais de duas centenas de pessoas, entre utentes e funcionários das entidades locais da economia social, ensaiados pelo maestro Daniel Gonçalves.
Reunir num projeto mobilizador os utentes de várias idades e de todo o concelho, era uma ambição antiga da Rede Social que, com a estreia deste coro perante as centenas de pessoas presentes no Parque do Mandanelho, antecipou a comemoração do Dia Mundial dos Avós que se assinala a 26 de julho.
E depois de uma enérgica e entusiasmada atuação musical em que se ouviram temas portugueses bem conhecidos do grande público, seguiu-se o desfile da 6.ª Gala Social, este ano com a maior representatividade de sempre, foi participado por utentes de 18 entidades, entre IPSS e Lares de Idosos privados.
Crianças e idosos chamaram a atenção pelas roupas e acessórios mas sobretudo com o tema que cada instituição adotou, proporcionando um desfile muito divertido e, principalmente, marcado por valores como a família, o afeto, o companheirismo e a alegria e jovialidade.
Participaram na Gala Social as seguintes instituições: Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito; Santa Casa da Misericórdia de Galizes; Centro Social de Aldeia das Dez; Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira; Centro de Recreio e Convívio de Alvôco das Várzeas; Obra de D. Josefina da Fonseca; Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira; Centro Social de Travanca de Lagos; Lar Vitamaravilha; Associação dos Amigos da Lageosa; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia; Fundação Aurélio Amaro Diniz; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Lagares da Beira; Associação Progressiva de Santo António do Alva; Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral; Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô; ARCIAL; Quinta de S. José, Lar-Residência Sénior. A noite terminou com a participação musical do guitarrista Ricardo Silva, que proporcionou um momento igualmente belo ao público que marcou presença na noite de 24 de julho na ExpOH, no Parque do Mandanelho.
Na ocasião, os vereadores da Solidariedade e Ação Social, José Francisco Rolo, e do Desporto, Nuno Ribeiro, deram a conhecer o novo projeto “Boccia Sénior, que promove o desporto para todos.
José Francisco Rolo agradeceu a presença e envolvimento de todas as entidades na 6.ª Gala Social, “uma noite de afetos em que se mostrou que temos uma rede social com esta qualidade e criatividade, e em que se fez também inovação, com este coro”. Também António Sérgio, em representação da União das Misericórdias Portuguesas, saudou o brilhante momento a que se assistia e que constitui “um trabalho exemplar, um exemplo a seguir”.
Refira-se que durante a Feira Regional de Oliveira do Hospital decorre a 12.ª edição da EXPO Social, montra do trabalho e ação das IPSS concelhias.