A 5.ª edição da Festa das Vindimas regressa à vila de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, nos dias 26 e 27 de Setembro e promete replicar a animação e a mostra etnográfica sobre as vindimas das edições anteriores.
O evento tem como principal objetivo manter viva a tradição das vindimas e, a par disso, cuidar, preservar e transmitir às novas gerações estas tradições que fazem parte da riqueza cultural do concelho.
Na edição deste ano, tem destaque a exposição etnográfica “ As Vindimas”, na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira que ficará patente até ao final do mês. Realizada no Largo da Feira, a Festa das Vindimas conta com várias barraquinhas de produtos regionais, onde não irão faltar os produtos locais de qualidade, como o queijo, os enchidos, o mel, os bons vinhos e os doces típicos de Lagares da Beira, a que se junta o artesanato e bordados.
Relativamente ao programa, no dia 26 os festejos iniciam às 17h00 com a preparação da labuta com limpeza do lagar/dorna e recolha do material para a vindima, seguido de animação. Às 18h00 tem lugar a inauguração da Exposição Etnográfica “As Vindimas” e às 20h00 é hora de abrir o apetite com uns Torresmos à moda da Beira no jantar da vindima, seguindo-se tradicional baile com o grupo “Sons e Suadelas”.
No domingo, a arruada das vindimas dá início à animação, pelas 10h00. Às 11h15 dá-se o início do Cortejo Etnográfico, com participação do Grupo de Concertinas “Sons da Serra”, Rancho Folclórico da Freguesia de Covas (Tábua) e Rancho da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira, em direção à vinha, seguido pelo início da vindima e posteriormente da recolha e transporte dos cachos para o lagar do Largo da Feira.
Às 13h30 e depois do trabalho feito, é servido o almoço da vindima que tem como prato principal a Feijoada típica da Região.
Às 15h00, um dos pontos altos deste fim de semana: ‘a feitoria tradicional do vinho com animação dos grupos etnográficos, o pisar dos cachos no lagar, a feitoria da tradicional Água Ardente/Cachaça e o tirar do vinho doce do lagar’.
A terminar a tarde tempo ainda para o desfile de merendas típicas às 17h30, a prova do vinho novo e a merenda das vindimas que encerra o certame.
Esta celebração em jeito de tributo às vindimas tem mais uma vez a organização do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital e compromete-se a proporcionar momentos de muita diversão, muita animação, boa gastronomia. Bons motivos que levam Alexandre Pinto, da organização, a dirigir o convite ao público “para estar connosco durante as festividades”.
Na conferência de imprensa de apresentação do certame, Raul Costa, em representação da Junta de Freguesia, destacou o “programa atrativo que revela o ciclo das vindimas” convicto de que os visitantes “vão ficar satisfeitos”. “A freguesia orgulha-se deste evento porque além de marcar esta época das vindimas, revela também o aspeto cultural”.
Em representação da ADI, parceira na organização, Ricardo Figueiredo sublinhou que se trata de “um evento que se insere no espírito da atuação da ADI, ao nível da promoção de eventos que atraiam turistas ao concelho e que dinamizem e promovam o comércio tradicional do concelho”.
Para a vereadora da Cultura, Graça Silva, esta é uma “iniciativa diferenciadora e que está a ganhar espaço e marca própria” com um “programa de dois dias direcionado para o concelho e para a região de modo a que haja uma participação ativa de quem nos visita”. “A Câmara Municipal apoia a iniciativa e dá os parabéns ao Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira por se desafiar a um programa tão diversificado e interessante onde a gastronomia, a cultura, o artesanato e a economia local estarão presentes”, referiu a vereadora que acrescentou, “esta é também uma iniciativa ótima para as famílias uma vez que as crianças podem vir, ter contacto com a natureza, assistir e participar em todo este ciclo”.