Até à próxima sexta-feira, 11 de setembro decorre uma nova edição do programa “Escola Feliz” que visa apoiar as crianças do 1.º ciclo do ensino básico com dificuldades de aprendizagem.
O programa é promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a Associação de Pais do Agrupamento (APAS) e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
As atividades iniciaram esta segunda-feira e durante uma semana, o grupo de alunos, inseridos entre o 1.º e o 4.º ano letivo em várias escolas do concelho, vai ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar que coordena e implementa as ações do projeto.
Os alunos participantes na edição Escola Feliz 2015 foram sinalizados ao longo do ano letivo, em articulação com o agrupamento de escolas, de acordo com vários indicadores, tendo os encarregados de educação autorizado a sua participação.
O arranque do “Escola Feliz” fez-se com uma atividade de acolhimento dos participantes para que se pudessem conhecer, promovendo a relação interpessoal e a confiança grupal. A vereadora da Educação, Graça Silva marcou presença neste momento e dirigiu algumas palavras de boas vindas a estes jovens alunos.
O programa “Escola Feliz” tem como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidade de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo anterior. Pretende-se motivar os alunos para a aprendizagem escolar e permitir o treino de competências com vista à melhoria do desempenho escolar, seguindo a “lógica do “aprender brincando” para promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar precoce.
Direcionado para alunos que revelaram dificuldades no ano letivo transato, durante esta semana serão dinamizadas diversas atividades que ajudarão a recuperar as aprendizagens adquiridas, retomar hábitos de estudo e algumas rotinas para que estes alunos possam iniciar o novo ano letivo de forma mais motivada.
Elaboração de fichas didáticas sobre português, matemática e meio ambiente; desenvolvimento de competências com atividades direcionadas para a saúde, higiene, igualdade de género e ambiente; iniciativas lúdico-pedagógicas, como jogos didáticos para fomentar a cooperação e organização conjunta, visitas ao património e a associações humanitárias, são algumas das atividades calendarizadas.
Proporcionar a ocupação dos tempos livres numa lógica de consolidação das aprendizagens do ano letivo anterior e de preparação do novo ano; motivar os alunos para a aprendizagem escolar; permitir o treino de competências sociais e escolares; concretizar atividades que permitam um entretenimento saudável, estimulando a criatividade e o gosto pelas atividades de grupo e recorrendo à utilização de materiais lúdicos e pedagógicos são os objetivos específicos do “Escola Feliz”. Um programa que, como tem sido reforçado pelos responsáveis autárquicos, tem obtido resultados positivos ao contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades entre os alunos, para o seu sucesso educativo e para o combate do abandono escolar precoce, e que conta com o envolvimento da comunidade educativa.
O Pelouro da Solidariedade e Ação Social da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital