good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Escola Feliz” prepara alunos do 1.º ciclo para o ano letivo

O Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a Associação de Pais do Agrupamento (APAS) e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens vão promover mais uma edição do programa “Escola Feliz” através do qual vão ser apoiadas crianças do 1.º ciclo com dificuldades de aprendizagem.

A terceira edição do programa decorrerá entre 1 e 10 de setembro e irá abranger um total de 25 crianças, organizadas por grupos do 1.º e 2.º ano e do 3.º e 4.º ano, e acompanhadas pela equipa técnica que integra o projeto e que é composta por um assistente social, dois psicólogos, dois professor de Educação Especial, uma educadora de infância, e uma socióloga, com a possibilidade de inclusão de monitores voluntários no projeto.

O “Escola Feliz” tem como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidade de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo anterior. Pretende-se motivar os alunos para a aprendizagem escolar e permitir o treino de competências com vista à melhoria do desempenho escolar, seguindo a “lógica do “aprender brincando” para promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar precoce.

Na apresentação pública, a vereadora da Educação, Graça Silva frisou que se trata de um “programa que procura recuperar, com medidas estratégicas, as aprendizagens dos alunos com mais dificuldades”, adiantando que os beneficiários do programa são crianças provenientes de várias localidades do concelho.

Graça Silva lembrou a “forte aposta da Câmara Municipal na educação” e que também passa por apoios como este que “vai recuperar o trabalho” que foi feito ao longo do ano letivo junto das crianças que apresentam mais dificuldades de aprendizagem.

O objetivo é preparar estes alunos para o novo ano escolar, como refere a vereadora da Educação, “antes do ano arrancar tem havido preocupação” das várias entidades envolvidas para que estas “crianças iniciem o novo ano letivo em pé de igualdade em relação aos outros”.

Em representação do AEOH, Artur Abreu mostrou-se satisfeito “por este projeto se manter porque quando os alunos regressam à escola, nota-se o efeito da passagem por ele” além de que o mesmo deu origem a um novo programa, o “Escola + Feliz” que apoia os alunos ao longo de todo o ano letivo.

Também a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas, Ana Álvaro, se congratulou “pela continuidade do projeto” que nasceu de uma proposta apresentada pela Associação de Pais, e que desde a primeira hora foi abraçada pelo Município e pela CPCJ de Oliveira do Hospital que lhe têm dado continuidade, valorizando-a.

“Escola Feliz” é um “projeto da comunidade educativa de mãos dadas para proporcionar o melhor arranque do ano letivo aos nossos alunos” que pretende “treinar rotinas de estudo e preparar o regresso feliz à escola, antes do ano letivo começar”, explicou o vereador da Ação Social.

José Francisco Rolo lembrou ainda que deste programa resultou um outro projeto, “Escola + Feliz” que “esteve próximo dos alunos e chegou a mais de 130 alunos que foram acompanhados por uma equipa multidisciplinar dotada de sete diferentes competências técnicas”. “Foi um recurso que colocámos ao serviço do Agrupamento de Escolas, de valorização da escola pública e de apoio aos alunos e famílias e que hoje é um projeto inspirador de outras iniciativas semelhantes”, disse.

Hoje, “os dois projetos existem”, referiu o também presidente da CPCJ que espera que possa ser dada continuidade ao “Escola + Feliz”, à equipa multidisciplinar para “dotar a escola pública e o Agrupamento de Escolas de um instrumento de apoio que possa melhorar o desempenho destes alunos e permitir um maior envolvimento dos pais na vida escolar, dentro das suas responsabilidades parentais, temática que, aliás, vamos tratar no ano letivo 2014/2015”.

Bem vindo