good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Escola Feliz”: alunos participantes fazem balanço positivo

Durante uma semana, um grupo de alunos do 1.º ciclo do ensino básico participou no projeto “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a Associação de Pais do Agrupamento (APAS) e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital.

Este programa visa apoiar os alunos no regresso às aulas criando rotinas de estudo, também dirigido aos que revelam dificuldades de aprendizagem, e terminou com balanço positivo. Entre os participantes foi notória a satisfação com que participaram nas atividades propostas e não têm dúvidas de que vão iniciar o novo ano letivo de forma mais motivada.

Entre os dias 7 e 11 de setembro foram promovidas diferentes atividades dirigidas a estes alunos, a frequentar entre o 1.º e o 4.º ano em várias escolas do concelho, sendo que o grupo foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar, responsável por coordenar e implementar as ações do projeto.

O projeto “Escola Feliz” termina mais uma edição com apreciação positiva tendo em conta a motivação e interesse que os participantes foram demonstrando ao longo das atividades que proporcionaram a ocupação dos tempos livres numa lógica de consolidação das aprendizagens do ano letivo anterior e preparação do novo ano.

Durante estes dias procurou-se recuperar as aprendizagens adquiridas e retomar hábitos de estudo através da elaboração de fichas didáticas e em simultâneo foram dinamizadas outras atividades de treino de competências em áreas como a saúde, a higiene, o ambiente e a igualdade de género, entre outras de caráter lúdico-pedagógico.

“Acho que vai ajudar a começar a escola”, afirmou Carlos, 13 anos, para quem “valeu a pena participar” e destaca a visita às ruínas da Bobadela como a atividade de que mais gostou. Quando ainda faltava um dia para terminar, a visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira estava no topo das preferências dos alunos Mariana, Pedro e Norberto.

A participar pela primeira vez, a menina de 9 anos mostrava-se confiante que o regresso à escola vai ser mais fácil e aponta a Matemática como a sua disciplina preferida. “Estou a gostar de participar” repetiam os irmãos Pedro e Norberto, de 8 e 6 anos.

José Francisco Rolo, vereador do pelouro da Solidariedade e Ação Social, refere “o ‘Escola Feliz’ é mais um investimento do município em educação proporcionando igualdade de oportunidades. Queremos criar nos alunos e nas famílias um ambiente favorável ao início do ano letivo, um regresso às aulas feliz e motivador – e neste aspeto independentemente da condição de cada um, proporcionar estímulos positivos a estes alunos”.

Contando com o envolvimento da comunidade educativa, o projeto “Escola Feliz” representa um investimento na melhoria do desempenho destas crianças bem como na valorização da educação ao promover a igualdade de oportunidades entre os alunos e o combate ao abandono escolar precoce.

Bem vindo