Durante uma semana, um grupo de alunos do 1.º ciclo do ensino básico participou no projeto “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a Associação de Pais do Agrupamento (APAS) e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital.
Este programa visa apoiar os alunos no regresso às aulas criando rotinas de estudo, também dirigido aos que revelam dificuldades de aprendizagem, e terminou com balanço positivo. Entre os participantes foi notória a satisfação com que participaram nas atividades propostas e não têm dúvidas de que vão iniciar o novo ano letivo de forma mais motivada.
Entre os dias 7 e 11 de setembro foram promovidas diferentes atividades dirigidas a estes alunos, a frequentar entre o 1.º e o 4.º ano em várias escolas do concelho, sendo que o grupo foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar, responsável por coordenar e implementar as ações do projeto.
O projeto “Escola Feliz” termina mais uma edição com apreciação positiva tendo em conta a motivação e interesse que os participantes foram demonstrando ao longo das atividades que proporcionaram a ocupação dos tempos livres numa lógica de consolidação das aprendizagens do ano letivo anterior e preparação do novo ano.
Durante estes dias procurou-se recuperar as aprendizagens adquiridas e retomar hábitos de estudo através da elaboração de fichas didáticas e em simultâneo foram dinamizadas outras atividades de treino de competências em áreas como a saúde, a higiene, o ambiente e a igualdade de género, entre outras de caráter lúdico-pedagógico.
“Acho que vai ajudar a começar a escola”, afirmou Carlos, 13 anos, para quem “valeu a pena participar” e destaca a visita às ruínas da Bobadela como a atividade de que mais gostou. Quando ainda faltava um dia para terminar, a visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira estava no topo das preferências dos alunos Mariana, Pedro e Norberto.
A participar pela primeira vez, a menina de 9 anos mostrava-se confiante que o regresso à escola vai ser mais fácil e aponta a Matemática como a sua disciplina preferida. “Estou a gostar de participar” repetiam os irmãos Pedro e Norberto, de 8 e 6 anos.
José Francisco Rolo, vereador do pelouro da Solidariedade e Ação Social, refere “o ‘Escola Feliz’ é mais um investimento do município em educação proporcionando igualdade de oportunidades. Queremos criar nos alunos e nas famílias um ambiente favorável ao início do ano letivo, um regresso às aulas feliz e motivador – e neste aspeto independentemente da condição de cada um, proporcionar estímulos positivos a estes alunos”.
Contando com o envolvimento da comunidade educativa, o projeto “Escola Feliz” representa um investimento na melhoria do desempenho destas crianças bem como na valorização da educação ao promover a igualdade de oportunidades entre os alunos e o combate ao abandono escolar precoce.