Esta quinta-feira, em que se assinalou o Dia da Espiga, 350 idosos reuniram-se em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, para participarem no Encontro Concelhio de Idosos “Primavera Sénior”.
Neste quinto ano consecutivo da iniciativa, as diversas IPSS e lares privados do concelho responderam ao desafio marcando presença neste convívio, promovido pela Rede Social Concelhia, Município de Oliveira do Hospital e Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI).
A celebração da missa, animação musical e o almoço partilhado foram momentos marcantes deste dia.
A boa disposição entre os participantes, os momentos de troca de conversas e o reencontro de amigos e até familiares marcaram, uma vez mais, este Encontro Concelhio de Idosos, demonstrando que é uma das atividade anuais aguardada com mais expetativa bem como uma excelente oportunidade de confraternização entre as instituições e os idosos.
Tal como nos relatava António e Alexandre, dois amigos de Lagares da Beira, o primeiro já repetente nestas andanças, o segundo a estrear-se neste encontro em que destacavam que o melhor “é encontrar estes vizinhos”, diziam enquanto apontavam para a mesa ao lado onde estavam os utentes de Santa Ovaia.
A frequentar o centro de dia na instituição de Santa Ovaia, Piedade conversava com as amigas já com o seu raminho da espiga na mão como dita a tradição. “Já participei outros anos e gosto muito de vir.
Vou para todo o lado onde a instituição vai porque encontramos amigos, convivemos e conhecemos pessoas de outros lados do concelho”, contava.
Também o casal Maria e António, de Aldeia das Dez, não poupam elogios a este Encontro Sénior.
São presenças assíduas nos encontros entre instituições porque “é ótimo, encontramos pessoas amigas e convivemos todos”. “Bom mesmo era que fosse uma vez por mês”, diz sorridente o sr. António.
José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social marcou presença, acompanhado pelos vereadores Nuno Ribeiro e Teresa Dias, e destaca a “grande participação das instituições, o são ambiente de convívio expresso nos rostos sorridentes dos participantes – muita alegria e boa disposição”.
O responsável sublinha ainda “o bom trabalho da organização da Rede Social de Oliveira do Hospital, e a necessidade de transformar o Dia da Espiga num encontro intergeracional; ou seja, Dia da Espiga – Dia da Partilha, onde se encontram e trocam saberes os idosos e as crianças.
Esse será o foco do próximo encontro”. Este encontro realiza-se no âmbito dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Social da Rede com o propósito de valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho.
Este constitui também um momento para o Município voltar a demonstrar o reconhecimento e a projeção do trabalho realizado pelas IPSS na prestação de cuidados e apoio à terceira idade, assim como no desenvolvimento de meios para a criação de postos de trabalho e fixação de população ativa nas freguesias, num contexto em que a Rede Social de Oliveira do Hospital está apostada na criação de novas respostas e projetos de inovação social.