A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entregou, no passado sábado, os prémios aos vencedores do Concurso Municipal de Ideias de Negócio “Empreender + Oliveira do Hospital 2013”. Nesta edição, em que concorreram cinco projetos de negócio, todos foram premiados, havendo lugar à atribuição de duas menções honrosas, num investimento total de 40 mil euros.
Os projetos vencedores foram: o projeto “EMS MCM” que se baseia na medição das correntes e tensões aplicadas aos motores (15 mil euros); o projeto “OHDENTE”, um laboratório de ortodontia que irá ser estabelecido em Oliveira do Hospital que visa satisfazer as necessidades da população na saúde oral (11 mil euros); e o projeto “SUP in RIVER – Atividades Turísticas e de Lazer”, ideia de negócio apresentada por uma empresa de animação turística assente no setor de atividade do turismo e vocacionada para a promoção de atividades de lazer ao ar livre (8 mil euros). Os projetos “Mochila Cabaz Mesa Posta” ligado à valorização de produtos endógenos; e a ideia de negócio “Oliveira no Coração” que conjuga etnografia turística e merchandising” foram contemplados com uma menção honrosa, no valor de 3 mil euros, cada.
Responsável por explicar o processo de implementação do “Empreender + Oliveira do Hospital 2013”, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, assinalou o investimento reforçado de “40 mil euros para atribuição de prémios e menções honrosas” bem como o envolvimento de todos as entidades parceiras, nomeadamente a ESTGOH, BLC3 e ADI enquanto “pontos de apoio técnico aos promotores das ideias de negócio”.
A sessão pública teve lugar nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), um “lugar central e notável na vida da nossa comunidade e da região e que é o centro das nossas atenções em Oliveira do Hospital e na Beira Serra”, como registou o presidente da autarquia. José Carlos Alexandrino que dirigiu uma palavra de “incentivo e agradecimento” aos promotores de todas as ideias de negócio e desejou-lhes que os projetos “vão para a frente e continuem na senda do sucesso” não deixou de se referir à capacidade empresarial como “fator diferenciador” que Oliveira do Hospital possui “no desenvolvimento e na sua afirmação regional”.
O presidente da Câmara Municipal falava assim da “capacidade empresarial instalada em Oliveira do Hospital, o arrojo dos homens e mulheres empresários que ajudaram, com o seu engenho e arte, a fazer crescer o nosso concelho”. Na manhã em que se reconhecia “o empreendedorismo de base local” que ao longo das últimas décadas “tem sido a força motriz do concelho, a sua empregabilidade e desenvolvimento”, José Carlos Alexandrino frisou, “estamos aqui hoje para reconhecer os nossos empresários, uns porque atingiram o estatuto de excelência, outros porque começam a lançar as sementes à terra em forma de ideias de negócio”.
Nesta sessão, o presidente da Câmara adiantou ainda que entrou em discussão pública um regulamento de apoio ao empresário que permitirá “pela primeira vez, a Oliveira do Hospital ter um documento moderno e de apoio efetivo às empresas”. Através do “Empreender +” este executivo já investiu 105 mil euros na criação de novos negócios e pretende reforçar o apoio noutras áreas, como a isenção de taxas, prémios por postos de trabalho, apoio na criação de infraestruturas empresariais, apoio na internacionalização das empresas e produtos, e simplificação de procedimentos administrativos”.
Anfitrião da sessão, Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, congratulou-se pela realização da mesma na escola “que deve ser um local de exemplo onde as boas práticas sejam demonstradas” e considerou que a inovação, patente nas ideias de negócio vencedoras, “fará tanto sentido quanto mais incluir o desenvolvimento local de forma integrada e sustentada”.
Nesta sessão, a Câmara Municipal fez ainda o reconhecimento público às empresas concelhias – AMOL; Marserra; e Queijos Lagos, que recentemente foram distinguidas com o prémio PME Excelência.
De referir que o “Empreender + Oliveira do Hospital” tem como entidades parceiras na avaliação dos projetos a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, a Direção Regional da Economia do Centro; o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P.; o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte; ADEPTOLIVA; a ACIC – Associação Comercial Industrial de Coimbra; a Caixa Geral de Depósitos; a Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital; a BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro; o IPN – Instituto Pedro Nunes; e a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra.