A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Travanca de Lagos assinaram, no dia 12 de maio, os acordos de cooperação relativos aos investimentos a concretizar nesta freguesia. Este tipo de cerimónia pública tem vindo a ser realizada nas várias freguesias do concelho, no âmbito de uma política de transparência, para dar conta do trabalho e dos investimentos concretizados pela Câmara Municipal em cada uma delas, reforçando a proximidade com as populações.
Com a implementação de uma nova política de atribuição de verbas às Juntas de Freguesia, o executivo municipal já atribuiu, desde 2010, mais de 130.300 euros para obras a realizar pela junta nas várias localidades que integram a freguesia de Travanca de Lagos. Em 2013, o valor da transferência para a Junta de Travanca de Lagos ascende a perto de 37 mil euros, estando destinados a obras de pavimentação de várias ruas na freguesia, execução de valetas e pintura do edifício sede da Junta de Freguesia. Valores que fazem do presidente desta freguesia, António Santos, um homem satisfeito e com a “convicção de que fizemos muita coisa”. O autarca sublinhou a “boa relação do presidente do Município com todos os presidentes das Juntas de Freguesia” e considerou a distribuição de verbas pelas freguesias como “uma medida muito importante”. Depois de apresentar os números do investimento realizado pela freguesia a que preside, António Santos não tem dúvidas de que “em tempo de vacas magras, muito ainda foi feito”.
Na cerimónia, a que assistiu a população que encheu o salão da Junta de Freguesia e onde foi apresentado um vídeo promocional daquele território, o executivo da Câmara Municipal quis “prestar contas”, como sublinhou o presidente José Carlos Alexandrino, rosto de uma “maneira diferente de fazer política” assente na “aproximação às pessoas” e na descentralização de competências através de transferências directas, para que possam realizar obra. O autarca, que também destacou a forma como o elenco da Junta de Freguesia, eleito por três forças políticas diferentes, trabalhou e “deu exemplo”, apontou o investimento executado pela Câmara Municipal desde 2010. Trata-se de meio milhão de euros em obras e intervenções que são da competência do município, a que agora se junta a execução de infraestruturas de saneamento. “Precisamos de ter freguesias com condições de vida para as pessoas voltarem e não para irem embora”, defendeu o presidente da Câmara Municipal, que esclareceu algumas questões relacionadas com equipamentos públicos da freguesia.
Nesta sessão pública foram igualmente assinados os protocolos de cooperação com as associações locais. O apoio às coletividades, desde 2010, já se cifra em 58 mil euros. “É o reconhecimento do trabalho de homens e mulheres que fazem associativismo e mantêm Oliveira do Hospital como uma terra viva e empreendedora. Só há terras onde se constrói o futuro se há gente empenhada”, disse o vice-presidente José Francisco Rolo. A Comissão de Melhoramentos de Negrelos, a Fábrica da Igreja Paroquial de Travanca de Lagos, a Irmandade de Santa Marinha, o Rancho Folclórico “Estrelas da Manhã” e a Liga Iniciativa de Melhoramentos da Freguesia de Travanca de Lagos assinaram os acordos dos subsídios para realização de atividades culturais e associativas. De registar que os dirigentes da Liga apresentaram, em primeira mão, o projeto de recuperação do edifício sede.