A mítica Noite das Bruxas, na Casa da Cultura César Oliveira, foi uma vez mais um sucesso com casa cheia na noite de 31 de outubro onde aconteceram algumas travessuras.
Esta é uma das iniciativas anuais, promovida pelas Bibliotecas Públicas Municipais, mais aguardada pelos mais pequenos uma vez que transporta o público infantil mas também os adultos para um imaginário arrepiante mas muito divertido.
Este ano, a equipa do serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais escolheu o livro “A Casa da Minha Avó” para preparar a dramatização que levou a palco no auditório da Casa da Cultura. A dramatização, baseada neste livro infantil de Pep Bruno e Matteo Gubellini, conta-nos a história de uma menina e das aventuras que vive no seu dia de aniversário. Tudo porque a avó foi visitá-la mas esqueceu-se de levar o bolo de aniversário que lhe havia prometido e pede à neta para o ir buscar à despensa de sua casa.
A Trixie, personagem principal do conto, tem então de atravessar o bosque assustador até chegar a casa da avó onde é recebida por várias personagens, cada uma mais assustadora que a outra. Depois de algumas aventuras e muitos sustos tudo acaba bem com música e muita animação para comemorar o aniversário da menina Trixie.
Após o êxito da primeira apresentação, no passado dia 31 de outubro, em que a plateia esteve repleta de bruxinhas e esqueletos, vampiros e abóboras, entre outras criaturas divertidamente assustadoras, a dramatização “A Casa da Minha Avó” está a ser levada a cena em sessões abertas ao público infantil e sénior.
Dessa forma, até ao próximo dia 9 de novembro, os utentes dos lares e centros de dia do concelho, utentes das instituições para cidadãos portadores de deficiência bem como as crianças que frequentam o pré-escolar na rede pública de ensino e em instituições particulares de solidariedade social ou privadas, e cidadãos portadores de deficiência vão poder assistir a esta dramatização.
O objetivo é proporcionar um momento de lazer aos diferentes públicos e, em simultâneo, despertar o interesse pela leitura e incentivar hábitos de leitura através destes momentos descontraídos, como sublinha vereadora da Cultura e da Educação, Graça Silva que tem dado as boas vindas ao público presente em cada sessão.
Esta é também uma oportunidade para proporcionar, aos vários públicos, uma atividade diferente que promove o encontro de gerações que é, de resto, um dos objetivos da programação dinâmica e abrangente desenvolvida, ao longo do ano, pelas Bibliotecas Públicas Municipais.