Da Nossa Terra – mostra de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional Destaque

Da Nossa Terra, é uma mostra de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional que se realiza mensalmente, no segundo sábado de cada mês, no mercado municipal de Oliveira do Hospital.

 

 

Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital e pela ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, com vista a incentivar o desenvolvimento da Agricultura Familiar e as atividades de carácter artesanal, realiza-se, ininterruptamente, desde 2010.

 

 

Esta mostra de produtos tradicionais do concelho de Oliveira do Hospital e da região da Beira Serra entrou definitivamente nos hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos e afirmou-se na região da Beira Serra, desde Viseu a Coimbra passando pelas Serras da Estrela e do Açor.

 

Tem edições especiais durante as principais quadras festivas – como no Natal e Páscoa, por exemplo – e em junho de 2015 completou o seu quinto aniversário de edição ininterrupta.

 

 

Em 2014, ano internacionalmente dedicado à Agricultura Familiar, a mostra Da Nossa Terra surgiu renovada, com uma nova imagem e outra dinâmica mas igual na sua essência, assente no investimento e no apoio à pequena economia agrícola e artesanal de cariz familiar.

 

 

Para além de aumentar a visibilidade da agricultura familiar, Da Nossa Terra tem um importante papel para o desenvolvimento sustentável particularmente nos meios rurais, reposicionando a temática no centro das políticas agrícolas, ambientais, sociais enquanto medidas de desenvolvimento local.

 

 

“Da Nossa Terra” ganhou dimensão regional sendo procurada por diferentes segmentos de consumidores que ali encontram produtos tradicionais de excelência trazidos pelos agricultores e produtores artesanais.

 

 

Ao longo do ano, as bancas do mercado enchem-se com a diversidade dos produtos da época, hortícolas e frutícolas, a que se junta o fumeiro, o azeite biológico, o queijo, as compotas e o mel, os licores, a pera passa ou o pão e biscoitos, entre muitos outros.

 

 

Pioneira na região, “Da Nossa Terra” representa, há cinco anos, um apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar bem como um incentivo ao desenvolvimento desta atividade.

 

 

Assente em princípios como o empreendedorismo de base local e a valorização dos produtos da terra, a Mostra “Da Nossa Terra” é uma marca de sucesso e foi recentemente reconhecida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra como uma iniciativa económica de sucesso e de referência e uma boa prática em termos de dinamização da pequena economia familiar.

 

 

Todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos na Mostra "Da Nossa Terra", deverão efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou pelo telefone 238 605 257.

 

Da Nossa Terra no Facebook | Youtube

 


voltar ao topo