×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
segunda, 11 agosto 2014 19:53

Empreender + OHP 2014 – Concurso Municipal de Ideias de Negócio

Até 30 de novembro, estão abertas as candidaturas para o concurso municipal de ideias de negócio “Empreender + Oliveira do Hospital 2014”. Assente no lema “Investimento em Inovação Empresarial”, o concurso municipal de ideias de negócio tem como objetivos: incentivar o empreendedorismo e a inovação empresarial; incentivar a renovação e diversificação do tecido económico concelhio e a fixação de quadros qualificados. Serão premiados planos de negócio inovadores, originais, exequíveis que respondam às necessidades do mercado e que possam originar novos produtos, processos ou sistemas.

 

Na implementação do “Empreender + Oliveira do Hospital 2014”, o Município de Oliveira do Hospital conta com a parceria de diversas entidades, também envolvidas na avaliação dos projetos candidatos: ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital; Direção Regional da Economia do Centro; IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação; IEFP – Instituo de Emprego e Formação Profissional; ADEPTOLIVA; Caixa Geral de Depósitos; Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital; BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro; IPN – Instituto Pedro Nunes; ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra.

 

Podem concorrer todos os cidadãos ou empresas, a título individual ou em associação, que pretendam implementar e manter a sua ideia de negócio no concelho de Oliveira do Hospital, sendo que no processo de avaliação das candidaturas haverá uma pré-seleção de dez projetos finalistas.

 

Na edição 2014, a Câmara Municipal disponibiliza um apoio total de 30 mil euros para premiar e alavancar as melhores ideias de negócio. Aos três primeiros classificados serão atribuídos prémios no valor de 11 mil, 9 mil e 6 mil euros, e serão atribuídas uma ou mais menções honrosas até um total de 5 mil euros. Os premiados terão prioridade na instalação na Incubadora de Empresas e Ideias da BLC3, onde poderão usufruir de condições vantajosas no valor do arrendamento do espaço e usufruto de uma estrutura comum de atendimento e apoio administrativo, bem como à rede de conhecimento da Plataforma/BLC3.

 

A apresentação pública do “Empreender + Oliveira do Hospital 2014”, que decorreu durante a ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, já considerada uma grande montra do setor empresarial da região, contou com a presença dos representantes das quatro entidades que constituem os quatro “Pontos de Apoio Técnico” que estarão à disposição dos promotores de ideias de negócio candidatos. São eles, o Município de Oliveira do Hospital através da ADI; a BLC 3; a ESTGOH e a EPTOLIVA, “parceiros locais” para a implementação do concurso municipal de ideias de negócio e “pontos de apoio técnico para o aconselhamento, para a concretização das candidaturas, para o desenvolvimento dos projetos e para todo o processo que leve à formalização das candidaturas”, como explicou o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo.

 

São também estes os parceiros “que estão na linha da frente da divulgação concelhia, regional e nacional do Empreender + Oliveira do Hospital”, um programa de âmbito local e regional, que vai ganhando expressão nacional e que foi, recentemente, reconhecido a nível europeu, e que obriga a uma condição - “todas as ideias de negócio sejam desenvolvidas e concretizadas no concelho de Oliveira do Hospital contribuindo assim para diversificação do seu tecido empresarial”, acrescentou José Francisco Rolo.

 

O vice-presidente da Câmara Municipal realçou ainda o envolvimento da “rede de parceiros de excelência” que o concurso municipal de ideias de negócio tem no concelho oliveirense e na região. “Só é possível fazer emergir ideias de negócio inovadoras, criativas e transformá-las em projetos, em candidaturas porque temos uma boa rede de parceiros e também um conjunto de instituições que fazem uma avaliação criteriosa destes mesmos projetos”, reforçou.

 

O sucesso do “Empreender + Oliveira do Hospital” obteve o reconhecimento internacional através do European Enterprise Promotion Award's, o que “nos dá responsabilidades acrescidas porque sabemos que temos aqui um importante instrumento de apoio à inovação empresarial e ao aparecimento de novas empresas”, congratulou-se o vereador responsável pelo pelouro da Tecnologia e Inovação.

 

Desde 2010, o Município de Oliveira do Hospital já recebeu 25 candidaturas a concurso e já investiu 105 mil euros na inovação empresarial através do “Empreender + Oliveira do Hospital”, o que permitiu um apoio para a criação de 11 novas empresas de caráter inovador, algumas das quais estão em fase de incubação com sucesso na BLC3.

 

 

Pontos de Apoio Técnico (Informação e Aconselhamento):

 

 

> Município de Oliveira do Hospital | ADI:

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telefone: 238 605 250

 

> BLC 3:

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telefone: 238 607 050

 

>ESTGOH:

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telefone: 238 605 170

 

>EPTOLIVA:

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telefone: 238 605 210

 

 

Do Regulamento:

 

Artigo 3º.

Destinatários

São destinatários do Concurso Municipal de Ideias de Negócio todos os cidadãos e empresas que, a título individual ou em associação, pretendam implementar e manter a sua ideia de negócio no concelho de Oliveira do Hospital.

 

Artigo 4º.

Período das Candidaturas

 

1 - O concurso tem uma periodicidade anual e decorrerá entre os meses de Junho a Novembro, de forma a que as ideias selecionadas possam ser apresentadas em ato público, em data a definir;

2 – A entrega das candidaturas deverá ser efetuada por correio eletrónico para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregue em suporte digital, especificamente em CD; DVD;

Pen Disk, na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, sita no Edifício dos Paços do Município, Largo Conselheiro Cabral Metello em Oliveira do Hospital;

3 – A divulgação da abertura e termos do Concurso será assegurada pela autarquia, em colaboração com todos os parceiros do presente projeto, devendo ser utilizados todos os meios considerados adequados a esse efeito, tendo como epicentro o sítio na internet do Município de Oliveira do Hospital: www.cm-oliveiradohospital.pt.

 

Artigo 5º.

Formalização das Candidaturas

1 - As candidaturas ao Concurso Municipal de Ideias de Negócio serão instruídas através do preenchimento do formulário de candidatura, a disponibilizar pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que deve ser acompanhado de um Plano de Negócios compreendendo, a título indicativo, os seguintes aspetos:

a) Descrição do(s) produto(s)/serviço(s) disponibilizado(s);

b) Identificação do mercado alvo em que seja efetuado o diagnóstico da situação atual;

c) Evolução previsional do mercado;

d) Efeitos no mercado do(s) novo(s) produto(s)/serviço(s);

e) Objetivos a alcançar em termos de “nicho de mercado”;

f) Posicionamento face à concorrência;

g) Análise SWOT;

h) Fatores críticos de sucesso;

i) Análise crítica do marketing-mix do(s) produto(s)/serviço(s);

j) Estimativa, com base em orçamentos solicitados para o efeito, do investimento necessário, incluindo fundo de maneio, bem como do espaço necessário à implantação da ideia de negócio;

l) Previsão do número de empregos diretos a criar;

m) Previsão dos proveitos e custos dos três primeiros anos de desenvolvimento do projeto;

n) Mapa de cash-flows líquidos do projeto.

 

Artigo 6º.

Júri

1 - As candidaturas serão analisadas por um júri constituído por representantes das seguintes entidades:

a) Câmara Municipal de Oliveira do Hospital;

b) Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital;

c) Direção Regional da Economia do Centro;

d) Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P.;

e) Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Serviço Local de Arganil;

f) Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil;

g) Caixa Geral de Depósitos;

h) Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital;

i) Associação BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro;

j) IPN – Instituto Pedro Nunes, Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia;

k) ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra;

 

Veja de seguida o formulário de candidtura e regulamento do concurso:

[rokdownload menuitem="106" downloaditem="2208" direct_download="false"]Formulário de Candidatura[/rokdownload]

[rokdownload menuitem="106" downloaditem="2219" direct_download="false"]Regulamento Empreender + 2014[/rokdownload]

 

NOTÍCIAS

Estabelecimentos de restauração e bebidas com horário alargado no período da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, aprovou esta quinta-feira, dia 28 de março, em...

Festa do Queijo Serra da Estrela com mais de duas centenas de expositores em dois dias

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorre nos dias...

Semana da Gastronomia coloca à mesa sabores de Oliveira do Hospital

Os melhores sabores da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital são apresentados à mesa de...

Voto de pesar pelo falecimento da ex-Presidente da Junta de Freguesia de Vila Pouca da Beira

  A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, por proposta do seu Presidente, José Francisco Tavares...

Toy protagoniza filme promocional da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

  Toy, o conhecido cantor popular português, é o protagonista do filme promocional da maior festa...

Investimento de 2,5 milhões amplia e requalifica Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, dia 16 de Fevereiro, em reunião de...

Símbolos e objetos evocam memória de Abril em exposição

O Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital tem a decorrer, até ao dia 1 de...

Entrega de compostores à população e freguesias promove sustentabilidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou, no dia 17 de fevereiro, cerca de seis...

Borrego é rei à mesa em Festival de Gastronomia

O Borrego Serra da Estrela está em destaque em duas dezenas de espaços de restauração...

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

  A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital concede um alargamento do horário de funcionamento, no...

Formação prepara instalação de "Espaço Cidadão" nas freguesias

O Município de Oliveira do Hospital promoveu, entre os dias 29 de janeiro e 2...

Excelência e diversidade desportiva homenageada em Gala do Desporto

A excelência e a diversidade desportiva do concelho, que se destacou na última época e...

Venha e Descubra Oliveira do Hospital

Come and Discover Oliveira do Hospital
Filmes de divulgação turística do Município de Oliveira do Hospital


                             

 

 

ÁGUAS E SANEAMENTO

Aceda aos nossos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais

GIP EMPREGO

Apoiar jovens e adultos desempregados para inserção ou reinserção no mercado de trabalho

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Consulta de Planos, Plantas de Localização, Mapa Interactivo

PDM

Consultar os planos municipais de ordenamento do território e programas de ação territorial

O CONCELHO

GASTRONOMIA

PATRIMÓNIO

ACTIVIDADES

CÁ ACONTECE

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
15
Jun.
Parque do Mandanelho - Oliveira do Hospital

               

ptnlenfres

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me