terça, 20 março 2012 16:39

XXI Feira do Queijo Serra da Estrela homenageou produtores locais

Nem a chuva que insistiu em cair, no primeiro dia do certame afastou os milhares de visitantes da XXI Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade, que decorreu nos dias 17 e 18 de março em Oliveira do Hospital.

Foi uma “chuva abençoada”, chegou a considerar o presidente da Câmara Municipal por ocasião da inauguração oficial do certame, onde brindou os pastores do concelho com a intenção da autarquia em avançar com um contributo, no sentido de suavizar os prejuízos que se têm vindo a sentir devido à seca que afeta todo o país.

 


Será um apoio de 30 mil euros que José Carlos Alexandrino apresentou, em jeito de proposta, na reunião do executivo oliveirense realizada no dia 20 de março e que espera que venha a merecer a concordância de todo o executivo.

“Achamos que devemos ajudar porque sabemos o valor do trabalho destas pessoas”, afirmou o autarca, que também desafiou o governo a avançar com um “incentivo maior”. Em caso de indisponibilidade do governo, o presidente garantiu que o município vai estar ao lado dos produtores, que se deparam de uma quebra de 50 por cento na produção de leite, e estará disponível para avançar com uma segunda tranche. “É o reconhecimento do trabalho destes homens e mulheres para quem não há sábados, nem domingos, nem frio nem sol, porque os seus animais precisam de pastos e de ser tratados”, avançou o presidente da autarquia.

 


Na XXI Feira do Queijo, José Carlos Alexandrino realçou o objetivo maior do certame de “homenagear todos os homens e mulheres que se dedicam à pastorícia e fabricam o melhor queijo do mundo, que é o Serra da Estrela”. Naquele que é o primeiro certame após a eleição do Queijo Serra da Estrela como Maravilha da Gastronomia Portuguesa, reiterou a sua pretensão de fazer da feira do queijo “o maior acontecimento de Oliveira do Hospital”.

Contando com a presença de um vasto conjunto de autarcas da região, o presidente da Câmara Municipal destacou a presença de “cerca de três mil visitantes” oriundos de 40 freguesias de Norte a Sul do país. Aos presentes lançou o convite para a próxima edição do certame, desafiando-os a tornarem-se “embaixadores deste concelho por esse país fora, dizendo que vale a pena vir a Oliveira do Hospital e à Feira do Queijo”.

Mais tarde, numa visita oficial ao certame, o Secretário de Estado da Agricultura deu como certas as ajudas do governo direcionadas para os produtores de gado. José Diogo Albuquerque afirmou que, numa primeira fase, o governo vai trabalhar na área comunitária, tentando antecipar as ajudas diretas previstas, estando em causa cerca de 45 milhões de euros direcionados para regiões desfavorecidas.

 


Em matéria de ajudas nacionais, o governante deu como certo um pacote de medidas com ajuda direta ao gado extensivo para bovinos e ovinos e, entre outros aspetos, a abertura de uma linha de crédito na ordem dos 50 milhões de euros.

Confrontado ainda com as queixas dos produtores em matéria dos custos excessivos associados ao processo de certificação do Queijo Serra da Estrela, o governante referiu que a solução passa por um trabalho “concertado” e em “grupo”. A preparar um quadro de agrícola comum para 2013, que vai priorizar ajudas a quem esteja em organizações de produtores, o governante alertou que “esta é a melhor forma de combater preços mais elevados”.

Destacando as mais valias da certificação, Diogo Albuquerque lembrou que Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais denominações de origem, no total de 100, mas que “é preciso que haja produção e que esteja agrupada”.

Foi para os pastores que também o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital dirigiu palavras de apreço e de reconhecimento pelo “ano particularmente difícil” que têm estado a atravessar.

António Lopes louvou a garra da gente local que já está “habituada às dificuldades” e, ao mesmo tempo, reconheceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município na organização da Festa Queijo que visa homenagear os pastores e produtores da afamada iguaria. O autarca não deixou também de destacar a presença dos autarcas da região e todos os participantes no certame.


NOTÍCIAS

Projetos de intervenção “Escola Feliz” e “Escola + Feliz” Município de Oliveira do Hospital apoia alunos no regresso às aulas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias...

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital...

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em...

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai oferecer a todos os alunos do...

Escola Secundária de Oliveira do Hospital vai ser totalmente remodelada

  A Escola Secundária de Oliveira do Hospital (ESOH) vai ser alvo de uma grande remodelação. O...

Iniciativa Cidade, Viva: concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

  Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para...

Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital

Com o objetivo de disponibilizar uma nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o...

Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra “Da Nossa Terra”

  A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do...

Lourosa prepara-se para mais uma Feira Moçárabe

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no...

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital presidir à cerimónia nacional de apresentação das novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de...

Cidade de Oliveira de Hospital e vila de Avô recebem galardão Bandeira “Cidade ou Vila de Excelência”

  A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu ao Município de Oliveira do Hospital...

Gala Social na ExpOH com grande brilho

  A terceira noite da ExpOH foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de...

Venha e Descubra Oliveira do Hospital

Come and Discover Oliveira do Hospital
Filmes de divulgação turística do Município de Oliveira do Hospital


ÁGUAS E SANEAMENTO

Aceda aos nossos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais

GIP EMPREGO

Apoiar jovens e adultos desempregados para inserção ou reinserção no mercado de trabalho

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Consulta de Planos, Plantas de Localização, Mapa Interactivo

PDM

Consultar os planos municipais de ordenamento do território e programas de ação territorial

O CONCELHO

A GASTRONOMIA

PATRIMÓNIO

AS ACTIVIDADES

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me