sábado, 13 junho 2015 10:52

V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento: Alunos finalistas participaram na visita “Experimentar FabLab Coimbra”

No âmbito da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, um grupo de 16 alunos finalistas que frequentam o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) participou no FlashFab - Oficina de Fabricação Digital de Curta Duração dinamizado no FabLab Coimbra com o objetivo de dinamizar o impacto da emergência da fabricação digital na sociedade.

A visita de um dia possibilitou aos participantes a descoberta do funcionamento e potencialidades deste laboratório de prototipagem rápida.

O grupo foi recebido pelo diretor do FabLab Coimbra, engenheiro José Viana, seguindo-se uma parte teórica de apresentação deste inovador laboratório apresentado como o “sítio certo” para quem “tem criatividade e projetos” e que nos coloca “no limiar de uma nova cidadania”.

Integrado na rede global de FabLabs, este laboratório tem como pilares estratégicos a Inovação, a Saúde e a Tecnologia, privilegiando o empreendedorismo. Colabora com diversas empresas e escolas em áreas como arquitetura, engenharia, tecnologias da saúde, artesanato, design, entre outros.

No período da tarde, estes jovens alunos abraçaram o conceito “Do it yourself”/ “Faça Você Mesmo” tendo oportunidade para executar algumas peças e experimentar o laboratório de prototipagem rápida, onde os projetos concebidos em 2D, no computador, podem ser materializados em 3D, nas máquinas de tecnologia de ponta, como a impressora 3D, a máquina de corte a laser ou a máquina de corte em vinil.

A visita ao FabLab (abreviatura de “Fabrication Laboratory”), que cria o ambiente ideal para a invenção, foi bastante apreciada pelos alunos participantes que fazem um balanço muito positivo da experiência.

Ricardo Amaro, que frequenta o curso técnico de Manutenção Industrial – variante Mecatrónica Automóvel, destaca “foi a primeira vez que visitei um FabLab e acabou por ser uma visita bastante boa porque permitiu a aquisição de novos conhecimento”.

Este aluno da EPTOLIVA sublinha a “mais valia” que representou este contacto com o laboratório onde teve oportunidade de perceber o funcionamento da impressora 3D, “vantajosa para o meu curso porque algumas peças que precisamos, temos de ser nós a desenhá-las”.

“Desconhecia a existência dos FABLAB e achei uma visita bastante interessante” refere Rafael Alves, aluno de Engenharia Informática na ESTGOH. “Uma vez que estudo uma área tecnológica tenho que desenvolver vários projetos relacionados com tecnologia digital”, um dos conceitos destes laboratórios, onde como acrescenta, “com alguma imaginação e algum à vontade na tecnologia digital conseguimos desenvolver quase tudo devido ao equipamento destes laboratórios”.

Entusiasmado, este jovem aluno vê no FabLab uma oportunidade para conseguir concretizar alguns projetos no âmbito do seu curso, como “algumas peças mecânicas para um sistema automatizado” relacionado com a construção de um braço robótico que está a idealizar.

A visita “Experimentar FabLab Coimbra: Idealizar e Criar” foi dinamizada no âmbito da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital numa parceria alargada com várias entidades, cujo programa está a decorrer desde o início de maio e tem potenciado ações relacionadas com empreendedorismo, educação, formação e orientação profissional, ciência, entre outros.

O programa prolonga-se até ao final de junho, estando previstas iniciativas como: “Da Escola para o Trabalho” - apresentação dos cursos profissionais aos empresários do setor (dia 25); um novo Fórum das Comunidades no âmbito do “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality (dia 30); curso de Psicogeriatria dirigido à Economia Social (de 29 a 1 julho); a conferência “Portugal 2020 - Como aceder ao financiamento comunitário” e sessões de apresentação dos projetos “Empreender+ Oliveira do Hospital”.

O Pelouro da Inovação e Tecnologia da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital