quarta, 06 dezembro 2017 16:17

Lançamento do livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria”

No próximo sábado, 9 de dezembro, é apresentado o livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria” da autoria de António Rodrigues Gonçalves.

A mais recente obra deste autor concelhio é dada a conhecer ao público pelas 15H00 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, contando com apresentação da professora Célia Lourenço.

Neste livro, António Rodrigues Gonçalves dá a conhecer o general português Gomes Freire de Andrade, cujos ascendentes eram Condes da Bobadela e Senhores de Travanca e de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital.

O livro descreve, nomeadamente, o crime cometido em 18 de Outubro de 1817 contra este ilustre militar e mais onze patriotas em Oeiras e no Campo de Santana, local que, por isso mesmo, passou a chamar-se Campo Mártires da Pátria, na capital.

No presente ano assinalam-se os duzentos anos deste episódio de que resultou a morte desta insigne figura.

O livro é uma edição da Âncora Editora.