quarta, 06 dezembro 2017 15:38

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

Um avião Dromader M-18 vai participar esta quinta-feira, pelas 11h45, no concelho de Oliveira do Hospital, no projeto “Semear Portugal por Via Aérea”.

A operação decorrerá em zonas de encostas de difícil acesso, que foram fustigadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro no Vale do Alva, na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.

Nesta primeira fase, serão lançadas sementes de gramíneas e leguminosas numa área de cerca de 10 hectares.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que esta quarta-feira assistiu, no Aeródromo de Viseu, ao arranque do projeto "Semear Portugal por Via Aérea", volta a agradecer a extraordinária onda de solidariedade com que Oliveira do Hospital tem vindo a ser contemplada nos mais variados domínios e considera que este projeto de voluntariado é extremamente importante para prevenir a erosão dos solos nas zonas de encosta e, simultaneamente, fomentar a biodiversidade nas zonas de difícil acesso fustigadas pelos incêndios.

Este projeto, apresentado hoje com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, é da responsabilidade da TAKE C'AIR Crew Volunteers - ONGDe da Replantar Portugal em parceria com a Quercus – ANCN e com a empresa de serviços aéreos Avitrata para ajudar Portugal a renascer.