quarta, 21 março 2012 15:03

Festa do Queijo Serra da Estrela – dados mais significativos

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorreu nos dias 17 e 18 de março, permitiu às queijarias presentes vender 2100 quilos de Queijo Serra da Estrela e de Queijo de Ovelha Curado, segundo os dados recolhidos pela organização junto dos oito produtores presentes com queijaria licenciada e rebanho próprio. Este valor representa um aumento de cerca de 5% em relação à feira de 2011, quando a venda não chegou às duas toneladas.

Estes dados são ainda mais significativos pelo facto de ocorrerem num ano em que, a nível geral, se verifica quebra de produção. Além disso, apenas sete das queijarias consideradas venderam queijo. A queijaria da ANCOSE, nesta edição, optou por comercializar outros produtos derivados do leite de ovelha, prescindindo da venda de Queijo Serra da Estrela. No entanto, o facto de seis dessas queijarias terem esgotado o queijo que tinham disponível para venda ajuda a perceber o aumento da quantidade de queijo vendido

No total, a Festa do Queijo de 2012 contou com a presença de 203 expositores – além dos 8 produtores do queijo mais nobre, estiveram presentes 11 produtores artesanais de queijo, 29 produtores de enchido, 14 produtores de mel, 30 produtores de pão, bolos e doçarias, 3 produtores/divulgadores de vinho, 1 produtor de azeite e 107 expositores de produtos variados (artesanato, brindes, pastelaria e bebidas espirituosas).

Em relação ao número de entradas, a organização registou 2600 visitantes inseridos em grupos organizados, dos quais 2100 provenientes de juntas de freguesia de todo o país. Além destes, as provas desportivas do programa “Rotas da Pastorícia”registaram cerca de 500 participantes, metade dos quais competiram na 6.ª Maratona BTT/Lazer. A estimativa para o total de entradas situa-se nas oito mil pessoas.

Quanto à animação da feira, um elemento fundamental para o seu sucesso, envolveu 20 grupos de animação, responsáveis pela presença de cerca de 500 músicos, dançarinos e atores.

O programa da Festa do Queijo Serra da Estrela registou mais de 50 eventos distribuídos ao longo dos dois dias da feira. De entre estes, o Concurso de Gastronomia teve 14 receitas inscritas, sendo 10 de doces e 4 de salgados. A vitória coube ao doce “Delicia da Avó Serrana”, do restaurante “O Príncipe da Cidade”, cujo proprietário, António Esteves Simões, já tinha vencido a edição de 2011. Nos restantes lugares de honra ficaram a Escola Secundária de Oliveira do Hospital com o salgado “Lencinhos de Queijo”, e Maria Isabel Mendes com o doce “Queijada de Requeijão com Chila”.