terça, 04 julho 2017 16:25

Alvoco das Várzeas recebeu quarta Bandeira Azul e cadeira anfíbia

Pelo quarto ano consecutivo, a Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi contemplada com a Bandeira Azul, um símbolo de qualidade ambiental, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A cerimónia pública do hastear deste galardão aconteceu no sábado, 1de julho, no mesmo momento em que foi igualmente hasteada a bandeira “Praia Acessível”, fruto do investimento realizado na praia fluvial para uma melhoria contínua das condições do espaço. De sublinhar que o espaço balnear conta com um novo equipamento, uma cadeira anfíbia destinada a melhorar as condições de acessibilidade da praia, atribuído pela Fundação Vodafone Portugal após candidatura do Município ao programa “Praia Saudável” e que foi, naquele mesmo dia, usufruída por utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes.

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas, que integra a Rede de Praias das Aldeias do Xisto e faz também parte da Rede de aldeias de Montanha, renovou a bandeira azul depois de ter sido novamente recomendada pela ABAE ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017. Refira-se que para esta decisão contribuíram fundamentalmente a qualidade de informação relativa àquela praia, bem como a evolução segura e de qualidade da água desta zona balnear ao longo dos quatro anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

Esta praia fluvial foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com a Bandeira Azul – um símbolo de qualidade ambiental – facto que representa “um orgulho para todos os que gostam de Alvoco das Várzeas” afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Agostinho Marques. “É um orgulho para a nossa freguesia esta atribuição tendo em conta os exigentes critérios que cumprimos” durante quatro anos seguidos, como referiu, convicto de que este aspeto “ajudará a desenvolver a indústria do turismo na nossa freguesia. Temos condições ímpares para o fazer e tornar esta freguesia bonita e mais atrativa para os visitantes”. Palavras partilhadas pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Fernando Morais, que disse, “é uma distinção que muito nos orgulha. A praia é da população, do concelho e de todos os que a procuram. Vamos todos empenhar-nos na sua valorização e enriquecimento paisagístico”.

Em representação da Agência Portuguesa do Ambiente, Edmeia Silva sublinhou que a atribuição deste galardão resulta do cumprimento de mais de três dezenas de critérios. “Pelo quarto ano consecutivo é com muito orgulho que vimos aqui vincular este galardão. Todos os anos temos de verificar o cumprimento destes critérios e temos vindo a notar, ano após ano, mais cuidado na implementação destes critérios mas há todo um trabalho que tem de ser contínuo e portanto vê-se que há aqui uma boa articulação da Junta de Freguesia com o Município de Oliveira do Hospital e a população”. No dia em que foi testada a nova cadeira anfíbia também o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Bruno Miranda, não deixou de enaltecer esta mais valia e o facto do concelho possuir “praias com acessibilidade para os nossos utentes portadores de deficiência física que assim podem beneficiar do património natural do nosso concelho”.

No encerramento da cerimónia que antecedeu o momento do hastear das bandeiras, José Carlos Alexandrino sublinhou o trabalho desenvolvido pelo seu executivo na qualificação das praias fluviais do concelho, integrando-as em redes como a das Praias das Aldeias do Xisto e conquistando importantes galardões. “Após quatro anos consecutivos, no próximo ano, esta praia fluvial está em condições de conquistar um novo galardão, a bandeira Praias com Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus, disse o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantindo que o trabalho de melhoria será uma constante para “dar sempre as melhores condições” a todos os espaços de fruição balnear no concelho e que permitirá “vender, turisticamente, este território como o melhor destino de natureza em Portugal, na região Centro, e em Oliveira do Hospital”.