quarta, 14 junho 2017 10:52

Marchas Populares de Oliveira do Hospital prometem grande noite no Parque do Mandanelho

O Município de Oliveira do Hospital reedita no próximo sábado, a partir das 20h30, no Parque do Mandanelho, mais uma edição das Marchas Populares – um dos eventos mais aguardados pelos milhares de pessoas que todos os anos acorrem até ao principal parque da cidade para assistirem ao desfile e atuação das marchas participantes.

Na edição de 2017, conforme revelou a vereadora da Cultura, Graça Silva, na conferência de imprensa de apresentação deste evento, as Marchas Populares de Oliveira do Hospital vão contar com cerca de 800 participantes, entre marchantes e filarmónicos.

O início do desfile está previsto para as 20h30 com as marchas infantis da Fundação Aurélio Amaro Diniz; Obra D. Josefina da Fonseca e Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira. De seguida, é a vez das marchas seniores com a participação da Arcial, Eptoliva, Rancho Folclórico de Lagares da Beira, Junta de Freguesia de Meruge e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô e Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira.

Ao nível de marchas convidadas e como vem sendo hábito em edições anteriores, o público vai poder voltar a assistir ao desfile da Marcha de Alfama, que este ano venceu o Concurso das Marchas de Lisboa, e também à Marcha da Barqueira, de Taveiro/Coimbra.

Para abrilhantar este grandioso espetáculo de comemoração dos santos populares, que este ano é transmitido em direto pela Rádio Boa Nova, o acompanhamento musical estará entregue às quatro bandas filarmónicas do concelho de Oliveira do Hospital ( S. Gião, Aldeia das Dez, Avô e Ervedal da Beira).

Salientando que são muitos milhares de pessoas de Oliveira do Hospital e da própria região que todos anos assistem às nossas marchas, Graça Silva destacou também o facto de estarmos perante um evento com um elevado número de pessoas que trabalham praticamente durante todo o ano e se superam para abrilhantar a sua instituição ou freguesia.

Na conferência de imprensa com a maioria dos representantes de cada marcha, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, agradeceu a todas instituições que, com a sua participação, contribuem para o engrandecimento das Marchas Populares, que considerou como o maior evento coletivo de Oliveira do Hospital, salientando que é através deste trabalho de sinergias, que vem sendo coordenado pela vereadora Graça Silva, que foi possível chegar ao patamar de excelência em que se encontram hoje as Marchas Populares.

“As nossas marchas têm qualidade para desfilar em qualquer ponto do país, incluindo Lisboa e este é um evento que mostra que somos um grande povo. Oliveira do Hospital é um concelho muito sui-géneris nesta e em muitas outras área”, referiu o autarca.