segunda, 12 junho 2017 16:01

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abre gabinete de apoio técnico para micro e pequenas empresas

O Município de Oliveira do Hospital disponibiliza a partir desta segunda-feira, 12 de junho, apoio técnico aos promotores de candidaturas aos fundos comunitários disponíveis no Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), um programa cuja primeira fase de apresentação de candidaturas decorrerá até ao dia 31 de julho de 2017.

Este apoio técnico, que será prestado por um economista num gabinete especificamente criado para o efeito na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), poderá ser solicitado por pessoas singulares ou empresas que manifestem interesse em concorrer aos apoios do SI2E à criação, modernização e expansão de micro e pequenas empresas e criação de postos de trabalho, assim como a outros instrumentos de apoio ao empreendedorismo de base local.

O gabinete apoiará os promotores – mediante inscrição a efetuar junto do Gabinete de Apoio à Presidência – durante três dias por semana. Às segundas e quartas-feiras funcionará entre as 9h30 e as 12h30 e à sexta-feira o horário de atendimento é entre as 14h00 e as 18h00.

Refira-se que para a região da Beira Serra estão reservados cerca de 566 mil euros para apoio ao investimento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 902 mil euros para apoio ao emprego através do Fundo Social Europeu (FSE).

A criação deste gabinete surge na sequência da sessão de divulgação e informação sobre o SI2E, que decorreu, dia 8 de maio, no salão nobre da Câmara Municipal e que foi participada por dezenas de potenciais empreendedores e investidores que tiveram oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre a abertura dos novos avisos de concurso.

As entidades gestoras, a ADIBER e a CIM Região de Coimbra apresentaram, na altura, as especificidades deste instrumento financeiro e a forma como poderão ser submetidas as candidaturas para os investimentos a concretizar, com o objetivo de estimular e incentivar a apresentação de candidaturas por parte dos empreendedores locais, aumentando a competitividade do tecido económico local.

Da parte da Câmara Municipal, conforme sublinhou o presidente da CMOH, José Carlos Alexandrino, a concessão deste apoio técnico a nível municipal tem como objetivo apoiar quem quer empreender, quem quer transformar o negócio, dando-lhe mais valia. “É importante colocarmos este dinheiro do quadro comunitário ao serviço das micro e pequenas empresas”, refere o autarca, frisando também que na região de Coimbra foi possível articular a implementação do SI2E entre as entidades, ficando a ADIBER gestora de candidaturas de projetos 100 mil euros e a CIM Região de Coimbra para investimentos com montantes entre os 100 e os 235 mil euros, “complementando-se no trabalho de apoio aos potenciais investidores”.

“Quanto mais dinheiro trouxermos para o nosso território melhor, porque precisamos de o desenvolver”, concluiu. Todos os interessados podem solicitar ou obter mais informações através da ADIBER (http://adiber.pt) e da CIM Região de Coimbra (http://cim-regiaodecoimbra.pt/) bem como junto dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital que procederão ao encaminhamento respetivo.