terça, 06 junho 2017 18:04

Comércio local motivado para a eficiência energética e gestão de resíduos

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente esta segunda-feira (5 de junho), o Município de Oliveira do Hospital apostou na realização de uma ação de sensibilização “porta a porta” junto do comércio local do centro urbano de Oliveira do Hospital.

As questões relacionadas com a eficiência energética e a gestão de resíduos foram as temáticas abordadas pelas várias equipas constituídas por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital e Tábua e da ESTGOH - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital acompanhados por professores e técnicos da autarquia e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

No encontro com os comerciantes, cada grupo participante entregou um 'pilhão' e alguns dispositivos informativos sobre medidas que promovem a eficiência energética, com sugestões de poupança de energia, e sobre a gestão de resíduos com enfoque para a política dos 3R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Foi também realizado o preenchimento de um breve questionário sobre a performance energética do estabelecimento.

Num breve encontro com as turmas e professores participantes no salão nobre dos Paços do Município, e que antecedeu a saída de rua, José Francisco Rolo, vereador do Ambiente e Qualidade de Vida enumerou as várias ações já concretizadas “com o vosso contributo” nomeadamente de reflorestação e limpeza da floresta e das margens dos rios. “Hoje vamos fazer uma operação porta a porta, junto do nosso comércio para os sensibilizar para a eficiência energética e para os cuidados que todos devemos ter na gestão diária de resíduos”, disse o vice-presidente da autarquia.

Frisando que Oliveira do Hospital é um município galardoado com o Prémio ECOXXI Municípios Sustentáveis, José Francisco Rolo diz também que “para aqui chegarmos temos que realizar trabalho e ações concretas” nomeadamente de “informação e sensibilização ambiental”, no caso com a parceria destas escolas que ostentam também o “reconhecimento externo com o galardão Eco-Escolas”.

Na sessão de boas vindas, também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino defendeu a necessidade de uma “educação ambiental”. “O mundo que estamos a construir é o mundo de amanhã e precisamos de um ambiente saudável”, afirmou o autarca convidando os presentes para a adoção de comportamentos que promovam a eficiência energética e a reciclagem, dado que, como sublinhou, “os recursos do planeta não são ilimitados”. Note-se que o Município de Oliveira do Hospital, dentro do que é a sua política de responsabilidade ambiental, tem desenvolvido várias e sucessivas iniciativas a nível cívico e de intervenção no âmbito da educação ambiental junto da população, envolvendo crianças e adultos na proteção e defesa do ambiente, tendo vindo a obter vários prémios e galardões a reconhecerem um conjunto de boas práticas como é o caso do Prémio ECOXXI – Municípios Sustentáveis.

O Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida