sexta, 28 abril 2017 15:29

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

O Município de Oliveira do Hospital vai acolher a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos. Esta fase regional, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, acontece no próximo dia 27 de abril (quinta-feira), na Biblioteca Municipal e na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 11H00.

Nesta fase regional participam os alunos do 3.º CEB e do Secundário que passaram à segunda fase do Concurso, e que frequentam as escolas concorrentes da CIM Região de Coimbra. Dessa forma, no próximo dia 27 de abril, mais de 140 alunos – 103 do 3.º CEB e 38 do Secundário – de 39 escolas dos dezanove municípios que compõem a CIM Região de Coimbra estarão em Oliveira do Hospital, acompanhados por cerca de meia centena de professores, onde prestarão as provas escrita e oral. Desta segunda fase do concurso, após avaliação do júri irão sair os finalistas, um de cada ciclo de ensino, que irão disputar a final da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Este ano, a entidade promotora da fase regional do concurso é a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através da Biblioteca Municipal, com o apoio da CIM Região de Coimbra. São parceiros neste processo a Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com o apoio da RTP, da Centro TV, Rádio Boa Nova e jornal Folha do Centro.

Assemelhando-se ao formato da prova nacional, a fase regional assume uma forte componente de espetáculo, e dessa forma, após a realização das provas escritas, durante a manhã, a tarde abrirá com um momento de animação e a breve intervenção do presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino.

A tarde prosseguirá com as realização das provas orais dos alunos do Secundário e do 3.º CEB, intervaladas com momentos artísticos, de música e declamação, por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, numa sessão que será conduzida por Luzia do Rosário, da Biblioteca Municipal de Beja, contadora de histórias e que assegura a apresentação das fases regionais. Ao final da tarde serão conhecidos os vencedores e entregues os respetivos prémios e certificados de participação.

De referir que no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, a fase regional pretende promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir das obras literárias propostas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Graça Silva, vereadora da Educação e da Cultura do Município anfitrião desta fase regional do Concurso Nacional de Leitura, destaca que esta é a primeira vez que a iniciativa se realiza em Oliveira do Hospital, em que participam os alunos da CIM Região de Coimbra, entidade parceira, e que “é com muita satisfação que o Município de Oliveira do Hospital acolhe este momento onde se eleva a  participação dos alunos em torno de um nobre ato que é a leitura e o gosto de ler”. “Parabéns à DGLAB por manter esta e outras iniciativas que persistem e insistem em promover o hábito e o gosto da leitura”, acrescenta a responsável, sublinhando que também a Câmara Municipal tem a preocupação de promover hábitos de leitura através da implementação de vários projetos dirigidos a diferentes faixas etárias desde os mais novos aos seniores, dinamizados pelas Bibliotecas Públicas Municipais e outras iniciativas de que é exemplo, a Feira do Livro.