sexta, 31 março 2017 13:47

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação "VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental", no dia 1 de março (quarta-feira). A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira numa organização do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Coimbra Interior e os Agrupamentos de Escolas associados.

O "VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental" conta com a participação de professores universitários e investigadores de reconhecimento nacional e internacional no painel de oradores assumindo uma inegável importância pedagógica, científica e cultural.

Depois da primeira sessão ter ocorrido em Arganil (11 de fevereiro), Oliveira do Hospital é o segundo concelho a receber esta iniciativa que terá ainda um terceiro encontro em Pampilhosa da Serra (6 de maio).

A sessão em Oliveira do Hospital, dia 1 de março na Casa da Cultura César Oliveira, terá início às 9H00 com a sessão de abertura. Segue-se a intervenção de Maria Beatriz Rocha-Trindade (Universidade Aberta) sobre "Dimensões da Cidadania no Quadro da Mobilidade".

O conhecido historiador português, Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa) abordará "Memória e Desmemória. Da Escola aos Novos e 'Velhos' Media". Caberá à docente Ana Batalha (Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia) falar aos presentes sobre "Mudanças Necessárias na Sala de Aula do Século XXI: O Espaço – A Pedagogia – A Tecnologia".

No período da tarde, os inscritos na atividade são convidados a participar na realização de um percurso histórico e cultural da zona note do concelho, de forma a conhecerem espaços como a Anta da Arcaínha, a Queijaria Quinta do Cruzeiro, as Palheiras dos Fiais da Beira. O périplo termina com um momento convívio na Associação Fialense com animação cultural.

A organização refere que esta atividade constituirá um "espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural". Pretende-se promover uma "formação plural e integral dos professores que tenha repercussões efetivas na sua formação científica e nas suas práticas pedagógicas".

A formação tem como público alvo: educadores de infância, professores e pessoal não docente; estudantes, investigadores; comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais; órgãos e representantes autárquicos; representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social; organizações locais e empresas; e público em geral.

A organização do "VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental" é do CFAE Coimbra Interior com os Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua e o apoio das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Arganil e Pampilhosa da Serra. Mais informações sobre o programa da atividade em: http://encontros2017.byethost24.com/