sexta, 31 março 2017 10:29

Alunos do 1.º CEB de Oliveira do Hospital participam pela primeira vez em Programa "Empreendedorismo nas Escolas"

No âmbito do Programa Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os 19 municípios seus constituintes, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico receberam, na sexta-feira, 13 de janeiro, a visita do Gaspar e da Inês, personagens principais da "Aventura do Gaspar".

Oliveira do Hospital participa, uma vez mais, neste programa de Empreendedorismo nas Escolas que, este ano envolve alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), do ensino Secundário/Profissional e pela primeira vez, os alunos do 1.º CEB.

No concelho, encontram-se a participar três turmas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital - duas do 4.º ano e uma do 3.º ano da EB da Cordinha e EB1 Oliveira do Hospital.

No total estão envolvidos 52 alunos que receberam a visita da dupla de mascotes que entregou o Kit do Empreendedor, um momento acompanhado pela vereadora da Educação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, e por elementos da direção e professores do AEOH.

É de sublinhar que com a dinamização, pela primeira vez, de atividades dirigidas aos alunos do 1.º CEB pretende-se desenvolver com elesvárias temáticas, como o perfil empreendedor, criatividade, comunicação e alfabetização financeira, sendo que no final do ano letivo as turmas envolvidas irão apresentar uma pequena peça de teatro com base nos conceitos trabalhados. Esta "Aventura do Gaspar" é constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada pelo personagem.

A par das sessões de trabalho junto de várias turmas no Agrupamento que têm estado a ser desenvolvidas desde o início do ano letivo, esta foi uma das primeiras iniciativas do Programa Empreendedorismo nas Escolas que se prolongará nos próximos meses até à, já bem conhecida, final municipal do Concurso de Ideias de Negócio.

De referir que, nesta 4.ª edição do programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra", o Concurso de Ideias de Negócio é apenas dirigido aos alunos do ensino secundário/profissional e na final municipal serão admitidas, no máximo, 10 ideias de negócio finalistas que serão avaliadas por um júri após apresentação em sessão pública no mês de março.

Mantendo o modelo já conhecido, as ideias de negócio vencedoras de cada município disputarão a final Intermunicipal da CIM Região de Coimbra que decorrerá no início de Abril em formato de Boot Camp.

No que diz respeito ao 3.º ciclo, será implementada pela primeira vez a iniciativa "Expo Empresas" que desafia as turmas participantes a criar a sua própria empresa tendo em consideração as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada, tendo os alunos como respetivos empresários.

O programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra" tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo,baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia "learning by doing", a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local. É dedicado aos alunos/as e docentes do 1.º ciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios que compõem a CIM Região de Coimbra, entre eles, Oliveira do Hospital.