segunda, 05 março 2012 10:59

Visitantes da Festa do Queijo Serra da Estrela

A 21.ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade, que decorrerá nos dias 17 e 18 de março, será a maior de sempre efetuada na região, estando desde já assegurada a presença de cerca de 40 autocarros provenientes de todo o país que transportarão mais de 2000 visitantes ao longo dos dois dias do certame.

O desafio lançado pelo Câmara Municipal às juntas de freguesia nacionais para que organizassem os seus passeios anuais tendo como destino a Feira do Queijo teve uma resposta acima de todas as expetativas, tendo a organização sido contactada por mais de 50 juntas de freguesia, de norte a sul do país (houve contactos dos distritos de Bragança e de Faro) que pediram envio de cartazes, disponibilização de programas ou simples esclarecimentos sobre horários e condições de acessibilidade.

Aos participantes foi proposto um programa misto composto por uma visita à feira num dos períodos do dia, complementado com uma visita aos principais monumentos concelhios. Assim, a Capela dos Ferreiros de Oliveira do Hospital, o Fórum Romano da Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa estarão também integradas no roteiro dos visitantes, aos quais será disponibilizado um guia, fruto da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, a EPTOLIVA e a Escola Secundária de Oliveira do Hospital, onde existem cursos de formação ligados ao turismo.

No total, 30 freguesias de todo o país estarão presentes na Feira do Queijo, sendo possível de encontrar, por exemplo, visitantes de Vila Nova da Baronia (Alvito, Beja); Assunção e Esperança (Arronches, Portalegre); Galveias (Ponte de Sôr, Portalegre); Rio de Mouro e Algueirão/Mem Martins (Sintra, Lisboa); Moscavide e Nossa Senhora de Fátima (Lisboa, Lisboa); Canedo (Ribeira da Pena, Vila Real); ou Algoso (Vimioso, Bragança).