sexta, 31 março 2017 10:19

Oliveira do Hospital: um município sustentável e amigo das famílias

O Município de Oliveira do Hospital foi galardoado, uma vez mais, com as bandeiras "ECOXXI 2016" e "Autarquia + Familiarmente Responsável 2016". As bandeiras foram hasteadas no dia 9 de dezembro, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital.

A Bandeira Verde ECOXXI, galardão implementado pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, reconhece publicamente o Município de Oliveira do Hospital pela adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal.

Oliveira do Hospital foi um dos 43 municípios portugueses distinguidos com este símbolo de sustentabilidade, sendo que neste terceiro ano de participação, obteve o melhor desempenho de sempre no que diz respeito à pontuação no conjunto de critérios avaliados. Foi também merecedor de destaque nacional em vários dos 21 indicadores avaliados por um painel de peritos.

Nesta cerimónia simbólica, foram também entregues as bandeiras Eco-Escolas, programa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade internacional.

No concelho de Oliveira do Hospital existem três escolas que aderiram a este programa - Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Oliveira do Hospital; a Eptoliva e a ESTGOH, tendo recebido as respetivas bandeiras neste dia.

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Oliveira do Hospital obteve também o reconhecimento como uma "Autarquia + Familiarmente Responsável", galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Foi um dos 58 municípios no país distinguido com esta bandeira, após a avaliação feita pelo OAFR a todo um conjunto de políticas "familiarmente responsáveis" que a Câmara Municipal tem vindo a implementar nos últimos anos.

Como assinalou, no momento, o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, "estas duas bandeiras são uma forma de premiar toda a comunidade oliveirense. Quisemos fazer esta sessão pública para que todos partilhem deste momento que é o reconhecimento das políticas ativas, quer no domínio das famílias quer no domínio do desenvolvimento sustentável, e que são implementadas pelo Município de Oliveira do Hospital em cooperação com várias entidades do concelho".

Também o presidente do Município, José Carlos Alexandrino sublinhou tratar-se de uma "cerimónia simples mas com significado especial que demonstra quais são as preocupações deste executivo. Estamos a trabalhar para um concelho que seja cada vez mais sustentável e amigo das famílias", realçando também o envolvimento de todos os parceiros. "Este é um trabalho que envolve o esforço de várias entidades", sublinhou.

O Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida