sexta, 31 março 2017 10:10

Programação do “Natal em Oliveira do Hospital 2016” anima cidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital apresentaram, esta segunda-feira, 12 de dezembro, o programa "Natal em Oliveira do Hospital 2016" que engloba várias iniciativas de animação do centro urbano da cidade e dinamização do comércio tradicional. Um dos pontos alto será a passagem de ano, na Central de Camionagem, com um espetáculo de Romana e do Grupo AF.

Até ao final do ano, o Município e a ADI têm preparadas diversas atividades para dinamizar "quer a componente de compras no comércio local de Oliveira do Hospital quer a componente de animação do espaço público, fazendo de Oliveira do Hospital um centro apelativo que atraia pessoas, que dê vida à cidade e por sua vez anime o comércio e dê vitalidade ao espaço urbano", explicou o presidente da ADI.

Como grande "estímulo à economia local" está em marcha, desde o passado dia 8, a ação "Faça Compras em Oliveira do Hospital" que apela às compras no comércio tradicional e através da qual serão atribuídos 30 vales de compras.

Os clientes do comércio tradicional que fizerem as suas compras, até 8 de janeiro, nos estabelecimentos comerciais aderentes – 185 no total – ficam habilitados a ganhar um destes vales que poderão, depois, aplicar em compras nas lojas aderentes à iniciativa. Em simultâneo decorre também o concurso de montras, que conta com 50 lojas participantes e que estão habilitadas a ganhar um dos cinco prémios a atribuir.

José Francisco Rolo que sublinhou o crescimento do número de lojas aderentes às iniciativas, deixou o apelo a todos para que "se valorize a nossa terra fazendo compras no comércio local" e que cada cliente peça a sua senha nas lojas aderentes e a preencha, "porque isso vai permitir que mais pessoas se habilitem aos vales", cujo primeiro vale é de 500 euros em compras. No dia em que foi também exibido o spot publicitário desta quadra incentivou à sua partilha nas redes sociais "tornando-o viral".

Coube à vereadora da Cultura, Graça Silva, apresentar a componente de animação do espaço urbano que, este ano, transforma o Largo Ribeiro do Amaral no "Largo Encantado", onde até ao dia 24 está instalada uma tenda com múltiplas atividades a pensar nos mais novos e na visita em família – Família do Pai Natal, Canções de Natal, insufláveis, modelagem de balões e pinturas faciais, oficinas temáticas e entrega da Carta ao Pai Natal, são algumas propostas.

Além da sonorização de rua e da iluminação natalícia, haverá pequenas atuações de rua pelos grupos culturais concelhios que "vão trazer o espírito natalício para as ruas" bem como momentos surpreendentes de animação de rua pelos alunos do curso Artes do Espetáculo da EPTOLIVA. Destaque ainda para os concertos de Natal que estão a decorrer em várias freguesias através da iniciativa "Cultura em Movimento" e para a dramatização do conto infantil "Ninguém dá prendas ao Pai Natal" levado a cena na Casa da Cultura César Oliveira, de 16 a 21 de dezembro, pelas Bibliotecas Públicas Municipais.

Graça Silva destacou "a grande novidade" referindo-se ao espetáculo de passagem de ano. Além do espetáculo musical será dinamizado um mercado noturno com a presença do comércio local, lembrando que os interessados deverão fazer o pré-registo junto da autarquia, através do Gabinete de Apoio à Vereação.

A complementar as atividades culturais e de estímulo às compras no comércio local o programa "Natal em Oliveira do Hospital 2016" contempla iniciativas de âmbito desportivo, nos dias 17 e 18, como explicou o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, com o objetivo de "transformar Oliveira do Hospital numa cidade cada vez mais dinâmica.

Na praça central da cidade voltará a ser possível a aprender a patinar através da ação "Natal sobre Rodas", e já na manhã de domingo, os "Pais Natais em Movimento" vão colorir a cidade através da dinamização de uma corrida e caminhada, sem caráter competitivo "mas que pretende juntar as famílias nesta época e que tem um carácter solidário uma vez que cada participante é convidado a entregar um brinquedo ou um bem alimentar", disse. Para além de todos estes atrativos, até 31 de dezembro, um "Comboio de Natal" irá percorrer as ruas da cidade e arredores, que pode ser usufruído, gratuitamente, pelo público em geral.