sexta, 31 março 2017 09:55

Mercadinho da Montanha – Edição especial “Da Nossa Terra” em Dezembro

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital - "Da Nossa Terra" tem uma edição especial neste mês de Dezembro.

É já no próximo domingo, dia 11 de dezembro, que o Mercado Municipal de Oliveira do Hospital abre portas para receber mais uma mostra, que este mês se veste de Mercadinho de Montanha, mantendo o objetivo primordial de valorização dos produtos locais.

Esta edição especial, no último mês do ano, serve também para assinalar o Dia Internacional da Montanha, que se comemora no domingo, dia 11, numa organização conjunta do Município de Oliveira do Hospital e do Aspiring Geopark Estrela, em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

O Mercadinho da Montanha – Especial "Da Nossa Terra" acontecerá entre as 9H00 e as 15H00 no Mercado Municipal, onde além dos produtores já bem conhecidos que mensalmente participam na Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, estarão presentes outros produtores provenientes dos restantes oito municípios que integram o Aspiring Geopark Estrela.

Nas bancas do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital está garantida a presença dos frescos e apetitosos hortícolas e frutícolas da época mas também dos melhores produtos endógenos de qualidade, como o queijo e enchidos, as compotas e o mel, os licores, a pera passa e frutos secos, o pão e biscoitos, ou o azeite biológico, entre outros.

Além desta oferta dos sabores e saberes da montanha Serra da Estrela, que é também identidade de toda a região, os visitantes irão encontrar, entre as 9H00 e as 15H00, um conjunto de atividades complementares abertas à participação de todos. Dessa forma, a manhã inicia com o Passeio Pedestre "Caminhos do Xisto – Marcha dos Veteranos" seguindo-se a exibição do filme "Nossa Terra – Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital" de Tiago Almeida e Henrique Patrício.

Para as 11H00 está marcada uma atuação do Grupo de Concertinas "Os Oliveirenses", seguindo-se a exibição do vídeo promocional da candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, de Jorge Pelicano.

Pelo meio dia e meio será servida a Sopa da Montanha/ Da Nossa Terra e ao início da tarde haverá também uma mostra de Cães da Serra da Estrela/ Produtos da Montanha. Não faltam bons motivos para visitar este especial "Da Nossa Terra", um evento marca em Oliveira do Hospital, com estatuto de excelência junto dos diferentes segmentos de consumidores que, ao longo dos últimos seis anos, têm preferido esta mostra para efetuarem as suas compras, no segundo sábado de cada mês.

Esta iniciativa surge no âmbito das ações programadas para a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.