sexta, 31 março 2017 09:43

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, "Pirâmide de Natal Solidário", dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração com a PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Oliveira do Hospital, a Rede Social do concelho, a União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e o Banco Local de Voluntariado.

Uma vez mais, os oliveirenses responderam com um forte sentido de solidariedade e generosidade o que permitiu angariar 2.150 quilos de bens alimentares durante a ação de recolha que decorreu em seis médias superfícies comerciais da cidade - Continente Bom Dia, Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Intermarché, Minipreço, Oliveira Fresca, e Pingo Doce – que aderiram à iniciativa.

No total foram recolhidos mais de 3.600 produtos que permitiram atingir os 2.150 kg – mais 528 kg do que em 2015 – sendo que o arroz, leite e massas foram os bens doados em maior quantidade.

A recolha reverte a favor do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital que apoia e ajuda as famílias oliveirenses mais desfavorecidas ou que se encontrem em situação de dificuldade temporária e que podem recorrer a este serviço em situação de emergência.

Durante o fim de semana, a iniciativa mobilizou cerca de oito dezenas de voluntários, entre colaboradores/as de IPSS (AP St. António do Alva, ARCIAL, CDSC Penalva de Alva, CP Lagares da Beira, CP Santa Ovaia, CSP Ervedal da Beira, Fundação Aurélio Amaro Dinis, St. Casa da Misericórdia de Galizes), colaboradores/as de entidades públicas sem fins lucrativos com intervenção ao nível da ação social (Município de Oliveira do Hospital, Rede Local de Intervenção Social), Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, Catequese de Oliveira do Hospital, e Banco Local de Voluntariado.

O transporte dos bens recolhidos foi efetuado com a colaboração de várias IPSS, a saber: ARCIAL, Associação Progressiva de Santo António do Alva, Centro Social e Paroquial de Lagares da Beira, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia, bem como pelo Município de Oliveira do Hospital.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, na reunião de 24 de novembro, agradeceu a colaboração e solidariedade de todos os que contribuíram durante esta campanha, em especial às IPSS envolvidas, bem como aos 80 voluntários envolvidos e a responsabilidade social do comércio oliveirense, que permitiu a recolha destes bens alimentares que são para atribuição exclusiva a famílias residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de reconhecimento a todos os oitenta voluntários envolvidos e às várias entidades, sejam IPSS sejam estabelecimentos comerciais aderentes a esta grande iniciativa de solidariedade social.

Refira-se que o Banco de Recursos Sociais é uma estrutura social, criada em 2010, que integra uma Loja Social, com roupas e equipamentos; um programa de ajuda alimentar e o Banco Local de Voluntariado que atualmente tem mais de uma centena de voluntários inscritos.

O Pelouro da Solidariedade e Ação Social