sexta, 31 março 2017 09:13

Concurso 3R_NATAL_Ambiental 2016

Decorrem até ao final da semana, as inscrições para o concurso de decoração de natal, "3R_NATAL_Ambiental 2016", promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

A dinamização deste concurso, pelo terceiro ano consecutivo, constitui um contributo para a defesa do ambiente pretendendo fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte dos jovens e, em simultâneo, incentivar a correspondente criatividade e expressão artística.

Com esta iniciativa o Município pretende celebrar a época natalícia envolvendo a comunidade escolar, a população em geral e os visitantes que nos procuram.

Neste sentido, pretende-se associar o Natal a um período festivo mas também de reflexão, neste caso sobre os valores do respeito pelo meio ambiente, da defesa da biodiversidade, da valorização dos recursos naturais, que têm associados comportamentos de preservação ambiental, promoção da ecologia enquanto atitude individual e coletiva perante a nossa comunidade.

A atividade será desenvolvida numa simbiose entre o espírito da tradição de Natal e o valor da ecologia, materializado através da técnica da reciclagem e da reutilização de objetos do dia-a-dia, estimulando a elaboração de Decorações Natalícias, pelos alunos da comunidade escolar e ainda pela comunidade sénior/utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, a partir de materiais reutilizáveis.

Este concurso, que se insere no plano de atividades do programa Bandeira Azul da Europa, tem como objetivos a proteção do meio ambiente através da política dos três R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar aliada ao espírito e tradição natalícios, incentivando a participação da comunidade numa ação que promova a criatividade e a expressão artística dos alunos e utentes do concelho de Oliveira do Hospital.

Podem participar neste concurso, os alunos das turmas do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do concelho de Oliveira do Hospital e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, através dos seus utentes, sendo que devem formalizar a sua inscrição até ao final da semana, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. do Gabinete de Apoio à Vereação.

Cada grupo/turma irá realizar elementos decorativos reciclados (plástico e metal) a colocar numa estrutura fornecida pela Câmara Municipal, numa ação conjunta a realizar no Largo Ribeiro do Amaral, na semana de 12 a 16 de dezembro. A Câmara Municipal irá ainda atribuir prémios coletivos em cada uma das categorias a concurso, pré-escolar, 1.º CEB e IPSS.