sexta, 31 março 2017 09:11

Oliveira do Hospital recebe 11º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

Oliveira do Hospital vai receber, pela primeira vez, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra.

Este 11º encontro de jovens ligados ao movimento associativo é organizado pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

A abertura dos trabalhos deste encontro, onde são esperados mais de 100 jovens de todo o distrito, tem início já na próxima sexta-feira, às 22h00, no Parque de Campismo de S. Gião, com uma tertúlia subordinada ao tema "Associativismo: Escola de Cidadania", que será moderada pelo vereador da CMOH responsável pelo pelouro da Juventude, Nuno Ribeiro, e que contará com a participação de diversos dirigentes do movimento associativo.

Para encerrar o dia, o Conselho Municipal da Juventude de Oliveira do Hospital tem agendado um convívio entre os participantes, marcado para o Parque de Campismo de S. Gião – o local onde ficarão instalados os jovens inscritos neste evento.

A sessão de abertura decorrerá, entretanto, no sábado, às 10h30, na Casa da Cultura César Oliveira, e contará com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), José Carlos Alexandrino, assim como da Diretora Regional do Centro do Instituto Português da Juventude, Catarina Durão, e dos Presidentes – a nível distrital e nacional – das Federação das Associações Juvenis, Carlos Martins e Júlio Oliveira, respetivamente.

O primeiro painel de debate, subordinado ao tema "Participação, Ação, Sucesso", começa às 11h00, terá a participação de vários dirigentes associativos e do director da Agência Nacional "Erasmus +" e vai ser presidido pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

No período da tarde, os participantes do encontro terão – entre outras iniciativas – a oportunidade de visitarem as Ruínas Romanas de Bobadela e a "BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação", assim como poderão desfrutar da gastronomia regional.

Ao início da noite, a organização do evento promete uma noite cultural, a partir das 21h30, na Casa da Cultura César Oliveira, com um concerto do quinteto de jazz "MenatJazz Ensemble".

O encerramento deste 11º Encontro das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, que conforme sublinha o vereador Nuno Ribeiro é um momento alto do associativismo do distrito de Coimbra que pretende estimular a troca de experiências entre os jovens, abrindo-lhes novas oportunidades, vai realizar-ser na estalagem do Parque de Campismo S.Gião, às 12h00, com uma sessão de conclusões.